Pouco depois das 9h da manhã de uma sexta-feira, dia 22 de outubro de 1966, o Reino Unido vivenciou um acidente que seria conhecido como a tragédia de Aberfan.
O triste episódio recebeu atenção especial na terceira temporada da série The Crown, da Netflix, diante do impacto que o desenrolar dos fatos causou na figura da Rainha Elizabeth II.
Como este é um fato histórico, vamos nos ater mais ao que aconteceu naquela manhã e não falar tanto da trama – ou seja, este é um artigo “praticamente” livre de spoilers.
O que aconteceu na tragédia de Aberfan?
No horário supracitado, no pequeno vilarejo operário de Aberfan, ao sul do País de Gales, ocorreu o deslizamento de uma verdadeira montanha de carvão, que atingiu casas e, principalmente, uma escola infantil: Pantaglas Junior High School.
Não há palavras para resumir o que ocorreu após essa avalanche de dejetos. Morreram soterrados 116 crianças e 28 adultos.
Praticamente todos os moradores da cidade correram imediatamente ao local do acidente e passaram a cavar, com ferramentas improvisadas e com as próprias mãos, em busca de sobreviventes.
Há, sim, um fator ligado às forças da natureza na tragédia, pois chovia muito na região naquele período. No entanto, conforme já foi apurado pela imprensa britânica, há também um papel de descaso das autoridades.
Isso faz lembrar Brumadinho e Mariana, em Minas Gerais, não é mesmo?
Como o acidente poderia ser evitado
A tragédia de Aberfan foi marcada por uma pilha de dejetos da mina de carvão que, com a chuva, cederam e foram parar sobre o simpático vilarejo, ao pé dessa “montanha”, onde viviam trabalhadores do local e suas famílias.
Moradores de Aberfan relataram, após o acidente, que haviam enviado cartas às autoridades desse setor, no caso, o Conselho Nacional de Carvão.
A pilha de mais de 30 metros de carvão estava assustando a população e, além disso, ultrapassava os limites previstos pela legislação à época.
Ou seja, as ações dos órgãos competentes pela manutenção da mina e seus fiscalizadores poderiam, sim, prevenir essa catástrofe.
The Crown e a realidade
Se você ainda não assistiu à série The Crown, com certeza está perdendo uma das mais caprichadas produções da atualidade.
Além desse marcante episódio que fala da tragédia de Aberfan, há ainda outras passagens históricas – muitas delas trabalhadas no roteiro de forma bem intimista e, em alguns casos, divulgadas em detalhes pela primeira vez.
O acidente envolvendo os estudantes soterrados no vilarejo causou enorme impacto à opinião pública ao redor do globo. À Rainha Elizabeth, o fato teve um efeito bastante forte.
Mas, para entender melhor, é preciso assistir à série. Corre lá.
fotos: Wikimedia Commons, Divulgação e By Source (WP:NFCC#4), Fair use, Link