Escrevo este artigo para trazer algumas orientações sobre como recuperar o dinheiro do golpe do WhatsApp. É importante deixar claro logo no início: isso não é uma garantia.
Cada vez mais, a cada dia que passa, novos brasileiros são vítimas dos golpes digitais – que acontecem, principalmente, por conversas no aplicativo WhatsApp.
Este texto reúne algumas experiências de pessoas que vivenciaram o crime e as suas consequências, principalmente no Estado de São Paulo.
Sendo assim, podem haver diferenças no sistema de órgãos e procedimentos de segurança, dependendo da sua localidade.
Vamos por partes.
Como ocorre o golpe do WhatsApp
Não existe um modelo padrão, é óbvio. Como sempre, os criminosos estão sempre procurando maneiras de “inovar” nas formas como eles comprometem nossas vidas.
No entanto, no que se vem acompanhando ultimamente, o crime costuma acontecer da seguinte maneira: uma primeira vítima tem seu número de telefone “sequestrado”.
Quando digo sequestrado, significa que foi roubado e clonado. Por alguns instantes, essa pessoa deixa de poder utilizar seu WhatsApp.
Nesse período, é que o crime costuma a ser desenvolvido. O criminoso utiliza da lista de contatos do dono do aparelho e começa a aplicar seus golpes.
E se este artigo tem o título como recuperar dinheiro do golpe do WhatsApp, você sabe que esses crimes envolvem valores.
Normalmente, o bandido se passa pelo dono do aparelho e utiliza de um discurso (que pode ser ou não bem produzido) para solicitar depósitos.
Não se sinta envergonhado
Quem é vítima do golpe do WhatsApp costuma a se sentir muito envergonhado e passa a ser julgado por conhecidos e, até mesmo, amigos e familiares.
Se engana quem pensa que as principais vítimas são idosos e pessoas sem conhecimento ou contato com a tecnologia.
Os criminosos têm acesso às conversas antigas do aplicativo e, em alguns casos, se utilizam do mesmo estilo de discurso para convencer a vítima a fazer o depósito.
Por outro lado, se há inocência no ato de depositar dinheiro sem pensar a uma pessoa, não se esqueça que isso também é um ato de consideração.
Você, que caiu no golpe, tentou ajudar alguém.
O que fazer se cair no golpe
Se o seu telefone foi clonado, assim que perceber, tente entrar em contato com o WhatsApp para pedir o bloqueio temporário de sua linha.
Fale com o WhatsApp clicando aqui.
Utilize outras redes sociais e, também, seus contatos, para comunicar que o aparelho foi clonado e que existe a possibilidade de ser aplicado algum golpe.
Isso é fundamental para prevenir que outras pessoas sejam vítimas.
Por fim, faça um boletim de ocorrências na Polícia Civil de sua localidade.
Como recuperar dinheiro do golpe do WhatsApp
Se você depositou o dinheiro para o criminoso (geralmente na conta de um terceiro), tem de agir rapidamente para tentar recuperar esse valor.
Antes de mais nada, assim que perceber que foi enganado, faça o contato com o seu banco.
Utilize o número de sua agência, para falar diretamente com seu gerente, pedindo sua ajuda ou, dependendo do horário, recorra aos serviços 24 horas de atendimento ao cliente.
O que o banco pode fazer
Aqui trago a experiência de pessoas que estiveram em contato com as providências do Banco do Brasil.
Ao que consta, dentro de um período curto de horas desde a descoberta do golpe, é possível ao menos tentar recuperar dinheiro do golpe do WhatsApp.
O sucesso dessa ação está relacionado às chances de ainda ter dinheiro na conta de destino – o que também é difícil, pois, muitas vezes, os bandidos já se organizam para que esse valor seja sacado rapidamente.
Se esse valor ainda estiver na conta de destino, é possível tanto solicitar o bloqueio desse valor quanto tentar o estorno, pelo seu banco.
Por isso, é fundamental ter em mãos:
- Comprovante do depósito
- Agência e Conta de destino
- Valor
- Nome da pessoa que recebeu o valor
É importante, também, lavrar o boletim de ocorrências na Polícia Civil.
Fazendo o boletim de ocorrência na Polícia Civil
É importante fazer o BO para garantir e se preservar nesse crime. No entanto, é importante saber que, para recuperar dinheiro do golpe do WhatsApp, não serão as forças policiais que farão esse contato com a agência bancária.
Será preciso que você faça esse contato com o seu banco e, se necessário, apresente o boletim de ocorrências da Polícia Civil como garantia.
Se você foi vítima do golpe do WhatsApp e depositou dinheiro, não pode fazer o BO pela internet – ao menos em São Paulo. Ele deve ser feito, pessoalmente, em alguma delegacia.
Como foi descrito no item anterior, o contato mais breve possível com o banco ainda é a forma indicada para tentar reaver a quantia.
Na hora de fazer o Boletim de Ocorrências, também tenha em mãos:
- O comprovante do depósito (algumas delegacias exigiram impresso, outras não)
- Seu documento
- Agência e conta de destino
- Informação do valor depositado
Procure horários de menor movimento na unidade policial, por exemplo, no início da manhã ou horário de almoço (se é que as delegacias de sua região ainda tenham momentos de menor movimentação).
Evite o plantão noturno, pois os casos de flagrante são urgentes e sua demanda precisará esperar.
Quando for atendido, o BO Polícia Civil costuma ser feito rapidamente.
Espero que você nunca seja vítima desse tipo de crime, mas, caso acontecer, fico na torcida para você recuperar dinheiro do golpe do WhatsApp.
Lilian
07/01/2021 — 23:04
Obrigada. Acabei de cair no golpe e estava me sentindo uma idiota.
Jeferson
14/01/2021 — 15:43
Lilian tbm cai ontem …
Valdenei Golombieski
25/01/2021 — 16:31
Infelizmente eu também caí no golpe pelo whatsapp um amigo meu nesse fim de semana pediu-me dinheiro emprestado porque a conta dele tava com um probleminha e no mesmo dia a tarde ele me devolvia, depois descobri que não era meu amigo seu ZAP foi clonado e rakeado e daí já tinha feito o depósito
Vania
28/01/2021 — 16:43
Alguém conseguiu recuperar o dinheiro do golpe de Whatsapp?
Jennifer
10/02/2021 — 16:38
Também cai anteontem e não consegui recuperar (choro)
Dr. Rafael Cavalcanti
15/02/2021 — 16:20
Olá, as pessoas que precisarem de auxílio jurídico ou tiverem dúvidas sobre a clonagem do whatsapp, entrem em contato comigo: (21) 96921-4908.
Marcos
18/02/2021 — 17:42
Eu cai nesse golpe, o malandro se passou pelo meu primo, que é muito chegado, e pediu dinheiro para fazer um pagamento eu transferi. Fiz todo o procedimento que o banco pediu só qu eo banco demorou demais para responder e eu cobrando, quando conseguir falar com alguém que resolve, eles tinha fechado a ocorrência. Eu consegui reaver 30% do que depositei apenas porque disseram que era o que tinha na conta do ladrão. E foi isso.
Yerdua
26/02/2021 — 02:57
Foi muito legal ler a par “não se sinta envergonhado”, meu deus.. hoje cai no golpe e eu senti uma vergonha imensa por ter sido feita de trouxa… não tenho fé que conseguirei recuperar meu dinheiro… o banco só fez a transição do dinheiro que eu mesma depositei… da onde eles tirariam o dinheiro para me devolver? mas fico feliz que tenho meios para me recuperar…
Vanessa Tomaello
29/05/2021 — 18:52
Boa tarde! Quem quiser tirar dúvidas jurídicas em relação ao golpe, e reaver a quantia paga, me chamem (18) 996995415
Henrique
30/07/2021 — 09:49
Cai tb nesse golpe. E me sinto envergonhado. Existem falhas de segurança, sobretudo no caso de bancos como nu bank, onde qualquer um faz contas fantasmas. Isso não deveria ser permitido.
Fiz todos os procedimentos para tentar reaver, haja vista ser um golpe.
Não Deixem passar, tentem reaver seu dinheiro roubado.
No caso do Nu bank, após todas as denúncias, o mesmo golpista continuava pedindo dinheiro para a mesma conta. Ou seja, não
Existe segurança nenhuma contra fraudes.
Maria rosa da silva
20/09/2021 — 18:21
Falaram q minha senha eletrônica tava bloqueada fui até a caixa pra desbroquea quem desbroqueo foi a funcionária do bamco ai foi traferido 22 mim pelo pix
Luciane
28/10/2021 — 15:50
Também cai neste golpe, com um valor bem significativo. Se alguém conseguiu reaver este dinheiro perdido, poderia deixar aqui como procedeu? Quem o ajudou? Obrigada.
Jota
01/12/2021 — 17:54
A pessoa que teve wpp clonado por acaso tem obrigacao de devolver dinheiro ao seu colega que transferiu ao bandido?
FABIOLA RANGEL DINIZ
13/01/2022 — 18:31
Tem aconteceu comigo. Um golpista clonou o ZAP do meu filho e pediu uma quantia emprestada eu acreditei e fiz o depósito. Me sinto muito envergonhada. Estou muito triste pois não tenho como repor o dinheiro. Alguém já conseguiu reaver o dinheiro?