Foi você quem me fez assim

Pirajuí se despede da Irmã Alba, do Lar Santa Maria

Toda uma geração de pirajuienses hoje ficou mais triste, ao ouvir a notícia que chegou no final da tarde, de São Paulo, sobre o falecimento da Irmã Alba Marzari, a inesquecível diretora do Lar Santa Maria nos anos 1990.

À época, a instituição que tem um majestoso prédio, localizado na Vila Ortiz, era coordenada pelas Irmãs Escolares de Nossa Senhora (Iens).

No comando local, Irmã Alba conduzia com dedicação total os rumos das jovens vidas que por ali passavam – crianças de famílias mais humildes de Pirajuí e região.

O trabalho realizado no Lar Santa Maria, para muitas crianças (hoje adultos), foi um divisor de águas, proporcionando novas chances para um futuro melhor, pelo alto nível de educação ali aplicado.

Irmã Alba Marzari em foto recente: sorriso incomparável

Uma escola do futuro

Com carreira extremamente ativa nas mais diversas áreas da educação pública, a professora Fabiana Corsi conviveu muitos anos na equipe de Irmã Alba e foi além – passou a ter um contato quase que familiar com ela.

Por todos os lugares por onde pode falar sobre educação, ela faz questão de ressaltar o nível de qualidade proporcionado aos alunos do Lar Santa Maria e a dedicação das Iens nesse propósito.

Além de temas extremamente modernos para a época (muitos desses conceitos estão chegando apenas atualmente no ensino geral), elas tinham atenção especial a temas ligados à mulher: saúde, segurança e direitos. Um assunto tão atual hoje em dia mas que, nas instalações do Lar Santa Maria, já eram discutidos e aplicados.

Me recordo com muito carinho da estrutura do Lar, um prédio muito bonito, uma mistura de repartição pública clássica com convento.

Internamente, era todo ornamentado com belos corredores laterais e tinha uma piscina muito legal, que fazia divisória com um pasto – ali já era o final de Pirajuí!

Mais recentemente, ganhou uma bela quadra poliesportiva, coberta.

Desde 2014, passou a se chamar Lar Santa Maria na Providência de Deus, sendo uma comunidade terapêutica feminina para recuperação de dependentes químicas. Tem capacidade para acolher 45 mulheres e é administrada pela Associação e Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus.

Ao lado de sua equipe, escolhida a dedo e seu grande amor: seus alunos. Reconheço várias pessoas nessa fotografia, que é de 1992. Quem vocês conseguem identificar?

Irmã Alba de Pirajuí

Apesar de ter sua atividade local relacionada diretamente ao Lar Santa Maria e suas crianças, Irmã Alba passou a ser uma figura muito conhecida da sociedade local.

Era presença marcante em eventos cívicos e religiosos. Tinha óculos de aros grossos, cabelo bem curto e um sorriso único, sempre exibido entre as suas bochechas rosadas.

Seu nome de batismo era Isabel. Na igreja, era chamada Alba Marçal, depois retificado o sobrenome para Marzari, para obtenção da cidadania italiana.

Era a sétima filha de oito irmãos. A caçula das mulheres. Irmãos Ana, Pierina, Angelina, Rosália, Antônio e José, falecidos. E Décio o caçula, ainda vivo. Nasceu em 5 de Outubro de 1930, em Ribeirão Bonito, distrito de Arealva (SP). Filha de Vittorio Marzari, da Itália, e Maria Podanowski, da Polônia.

Quando o assunto era a defesa dos seus alunos e de seus familiares, Irmã Alba era uma voz a favor dos oprimidos, que não se intimidava e, muitas vezes, lutou pelos direitos deles nas mais diversas esferas locais.

Há alguns anos vivia em um Lar de Idosos das Iens, localizado no bairro da Casa Verde, em São Paulo, onde vivia em comunidade com outras freiras.

Foto de seu aniversário, no Lar de Idosos das Iens, em São Paulo. A foto foi produzida e distribuída pela querida missionária Eliana Santos, que foi uma porta-voz da Irmã Alba desde sua saída de Pirajuí

Recentemente, comemorou o aniversário por lá e as fotos da festinha receberam muitos comentários dos conterrâneos pirajuienses.

Educação, carinho, conselhos, oportunidade, às vezes, até mesmo uma bronca, amor. Muito amor. Para muitos pirajuienses, o papel de Irmã Alba em sua biografia foi um fator fundamental para seu futuro.

Por sua imensa obra de caridade e por tanto olhar pelos mais necessitados, o nosso MUITO OBRIGADO!

Em foto da década de 1990 ao lado da colega de equipe e amiga, Fabiana Corsi
« »