Veja só que lindas e cheias de história são essas fotografias de três imigrantes japonesas que viviam em Pirajuí na década de 40.
As imagens são do acervo do Museu da Imigração do Estado de São Paulo e provavelmente seriam enviadas ao Japão como recordação mas, por algum motivo, ficaram por aqui mesmo.
São imagens impressas no antigo processo fotográfico de papel de gelatina e prata, com tamanho de 7x10cm. No verso das imagens há o nome das pessoas, data e local.
Não sei quem são as personagens fotografadas, mas caso alguém conhecer, divida a história com a gente.
As fotografias e as inscrições no verso
A imigração de japoneses para o Brasil começou com uma viagem de mais de 50 dias no lendário vapor Kasato Maru, em 1908. Esse pessoal vinha para o trabalho na lavoura e muitos foram para postos de trabalho no interior de São Paulo.
Ao chegar em terras brasileiras pelo Porto de Santos, essa turma ficava na Hospedaria dos Imigrantes, localizada em São Paulo, na região do Brás, até que seu destino fosse definido.
É justamente esse o local onde hoje funciona o Museu da Imigração, que além de uma bela visita também proporciona uma pesquisa muito bacana no seu acervo digital.
No acervo do Museu da Imigração foi possível encontrar essa raríssima imagem, sem data, da Fazenda Santa Guilhermina, na época propriedade de João de Souza Meireles Neto. Por sinal é a fazenda onde minha avó nasceu e onde conheceu meu avô – e por lá viveram até nascerem seus três primeiros filhos, de um total de seis.
Fotos: Acervo do Museu da Imigração do Estado de São Paulo
Comments by funcionário Marcelo
Fotos raras e maravilhosas da família Rizzo em Pirajuí
Que relato maravilhoso Luiz Augusto. Se quiser dividir conosco em ...
O desenho que gerou o rótulo do Guaraná Noroeste
Fala Raul desculpe a demora! pode utilizar sim! me convite ...
A indústria de açúcar da Usina Miranda
Que maravilha Ronaldo. Se tiver alguma imagem antiga nos envie ...
Uma breve história do Aeroporto de Pirajuí
Olá Eudes, por favor nos envie a foto e demais ...
Fotos raras de Dona Maud e a arte de seus alunos
Muito legal essa informação meu caro! Você teria alguma imagem ...