Foi você quem me fez assim

Arquiteta propõe revitalização da Estação de Pirajuí

No nosso mais recente artigo, falamos da história e da decadência da Estação de Pirajuí nas últimas décadas – mas hoje o assunto é mais alegre e positivo!

A arquiteta pirajuiense recém-formada, Daniele Ribeiro Moro, apresentou como tema de seu trabalho de conclusão de curso, um projeto de revitalização total da Estação Ferroviária.

O resultado apresentado digitalmente impressiona e traz um ar de esperança para esse que, como muitos comentaram, era um dos mais bonitos e clássicos prédios da cidade.

Vista aérea: é possível ver o parque lúdico sugeridos por Daniele

O projeto de Daniele

Apresentado a uma banca na Unisagrado, em Bauru, sob a orientação da Professora Dra. Lilian Nakashima, o projeto tem como destaque os problemas urbanos e sociais enfrentados atualmente – inclusive na região do prédio abandonado.

A nova Estação de Pirajuí, aos olhos da arquiteta Daniele, seria integrada à cidade – como bem sabemos, desde os seus primórdios, o prédio novo e a linha do trem sempre ficaram afastados da região central e da participação da população.

Vista digital do prédio da Estação de Pirajuí revitalizado, com a estufa aos fundos

O estudo tomou como base o Edifício Ferroviário NOB e projeta uma revitalização com diversas atrações como:

  • Restaurante;
  • Museu itinerante;
  • Uma estufa com um jardim botânico em seu interior;
  • Um parque linear com espaços arborizados e espelhos d’água;
  • Um parque lúdico.
Vista interna, do restaurante, mantendo o estilo clássico original

Moderno e ligado às necessidades locais, o projeto da nova Estação de Pirajuí se aproveitaria das formas clássicas, como os pisos de paralelepípedos e a estrutura original.

Em um segundo momento, a maquete ainda propõe a criação de um outro edifício, com apelo a atividades inexistentes ou esquecidas em Pirajuí: teatro, cinema e biblioteca.

Manutenção dos paralelepípedos na nova estrutura, dando um charme ao conjunto

Nas palavras da arquiteta, o projeto “propõe a recuperação local, potencializando o valor histórico e buscando através de novos usos a renovação urbana”.

Bacana, né?

Wilson Moro, inesquecível

Como é de costume aqui neste Homem Benigno, sempre buscamos nos recordar das famílias e personagens da nossa cidade.

A Daniele é a filha caçula do Wilson Moro, uma figura muito popular em Pirajuí, que partiu precocemente, no ano de 2007.

Wilson Moro, deixou saudades

Sujeito de riso fácil, Moro cultivava um imenso ciclo de amizades por onde passava. Dentre o rol de amigos, estavam os colegas de trabalho na Penitenciária I de Pirajuí, onde trabalhou por décadas.

Muito atencioso, estava sempre pronto para uma boa conversa. No futebol, exercia sua paixão – e jogava muito bem, por sinal!

Moro foi uma dessas pessoas que, de repente, desaparecem do nosso dia a dia, deixando todo mundo um pouco atordoado diante da surpresa e das ironias do destino.

Ficam, é claro, seu legado, suas boas histórias e amizades e seus frutos, como a Daniele, que é o tema deste artigo e o seu irmão Anderson, um rapaz jovem e dedicado que hoje faz parte da equipe gestora da Prefeitura de Pirajuí.

O projeto da nova Estação, vista por outro ângulo

Uma nova Estação de Pirajuí

Como dissemos desde o início, trata-se de um Projeto de TCC de uma formanda de Arquitetura. Ou seja, isso não é uma promessa política ou algo do tipo.

No entanto, é muito interessante observar o despertar desses jovens profissionais pelo nosso patrimônio e, quem sabe, um dia, essa iniciativa (ou ao menos parte dela) se torne realidade, não é mesmo?

Não custa sonhar!

*Todas as imagens fazem parte do TCC da estudante Daniele Ribeiro Moro

« »