Foi você quem me fez assim

A Sociologia em Teodoro & Sampaio

Em marcante colaboração ao blog Homem Benigno, o ENCARREGADO MAURICIO mostra o que os irmãos Teodoro & Sampaio (mentira, não são irmãos não) têm a trabalhar sobre o tema #Sociologia em suas composições. Bom apetite!

Difícil imaginar que no âmago da cultura pop-sertaneja brasileira existam esforços direcionados à discussão e elucidação de problemas da área das Humanidades. Ativos desde 1980, Aldair (Teodoro) e Gentil (Sampaio) desempenham importante papel ao levantar, nas composições que interpretam, questões e reflexões próprias da Sociologia. Um verdadeiro alívio no atual cenário lírico-musical, que parece julgar mais relevante tratar de complexas indagações como “Eu vou pegar você e tãe tãe tãe” ou “eu quero tchu/tchan/glu”.

Gozando de considerável sucesso, inclusive internacionalmente, a dupla nunca desviou de delicadas problemáticas sociais e atacou firmemente estruturas estabelecidas e conformismos dos velhos padrões brasileiros. Ouso dizer que passou da hora dos acadêmicos do país dedicarem suas atenções para uma análise completa da obra de Teodoro & Sampaio, que certamente contribuiria para o enriquecimento dos estudos sociais. Fikdik para uma boa tese de doutoramento 😉

Enquanto a dupla ainda permanece no obscuro oceano do cult e não cai nas graças das universidades e crítica, o Homem Benigno, como defensor da cultura de raízes populares, faz sua parte e explora os aprofundamentos presentes em algumas das canções mais contundentes do repertório dos sertanejos:

Mulher Chorona

Eta mulher chorona
Chora feito uma sanfona
Arruma as malas
E diz que vai embora
Dali a pouco se arrepende
E chora…(2x)

Evidentemente, Mulher Chorona representa um verdadeiro manifesto em nome das causas feministas e de maior expressão da mulher no contexto social. Afirmando a tristeza no choro da femme, a dupla deixa claro que o caminho feminino para maior representação foi árduo e trabalhoso, e implicita que a questão ainda está longe de um fim.

Interessante notar que o comentário social aqui vem ácido e irônico, acompanhado de um instrumental esperto que mistura a sanfona rápida com guitarras incisivas. Na música, eles parecem refletir: “As mulheres realmente conquistaram muito nos últimos tempos, mas será que atingimos um ponto ideal?” Teodoro & Sampaio até tentam se aprofundar na problemática, mas o sanfoneiro chama o solo.

Ela Apaixonou No Moto-Boy

Ela apaixonou num moto-boy, agora o que, que eu vou fazer
Os dois andando numa moto, eu aqui na fossa pedi pra morrer.
Ela apaixonou num moto-boy tô perdendo a minha fé
Moto-boy tem mais dinheiro eu tô quebradinho, tô andando a pé.

Aqui a dupla mostra que não está disposta a esquivar-se dos corredores labirínticos da Economia: ilustra com o moto-boy a tão falada ascensão das classes econômicas C e D. Na letra, o eu-lírico lamenta a perda da pessoa amada e chega a admitir sua admiração pelo concorrente (“moto-boy tem mais dinheiro…”). Isso acontece porque, como a figura do servente de pedreiro, o moto-boy constitui uma das poucas categorias em que se ganha por dia.

Um verdadeiro passo de mestre, a canção une a melodia intensa com argumentos incendiários. A mensagem é evidentemente direcionada aos que se inconformam com as reconfigurações econômicas brasileiras. Clássico.

Lobisomem Apaixonado

Sou lobisomem apaixonado,
O seu bem-amado, sou bicho feroz
Na sexta-feira a lua é cheia, a coisa fica feia
Ninguém pode co nóis (sic)

Esta foge do tema, mas merece menção. Em Lobisomem Apaixonado, os sertanejos ousam e fazem referências literárias, em especial ao realismo fantástico de Jorge Luis Borges. Narrando as desventuras de um licantropo, um misto de besta e humano notívago e mortal, a letra lança mão de figuras de linguagem espertas e dinâmicas. Destaque para a passagem “o meu corpo é peludo/na verdade eu sou tudo que a mulher deseja”, que sugere sensualidade à la Tony Ramos aliada com o estranhamento.

No decorrer da canção, ainda surgem indícios de que Aldair e Gentil andaram lendo muito H.P. Lovecraft e Allan Poe. Mais do que um par de rostinhos bonitos, a dupla preocupa-se com questões sociais e não se acanha na hora de mostrar vasto repertório cultural.

N. do E.: — outra possível influência para a música está em uma fanfiction de Harry Potter, um texto corajoso e um tanto exótico.


Conclusões

Não mais uma simples “música do campo”, o sertanejo tem filtrado e absorvido muito das discussões epistemológicas ocorridas na academia. O trabalho de Teodoro & Sampaio, em específico, fornece um ótimo mosaico das possibilidades de boa transmissão de discurso no gênero musical.

Para todos que ainda não puderam experimentar a obra da dupla sob um viés sociológico, fica a mensagem: NÃO PERCAM TEMPO.

Por Encarregado Mauricio

« »