Maud Pires Arruda ou, para muitos, a inesquecível Dona Maud, nos deixou no dia 7 de Setembro de 2017. Estava com 97 anos de idade!
O século que Pirajuí teve o privilégio de dividir com essa figura especial foi coroado de arte, poesia, fé e devoção à educação.
Recentemente, a Maria Alzira Loureiro tem postado nas redes sociais fotos maravilhosas do acervo familiar. Nela, vemos a jovem Maud em diversos momentos de sua intensa carreira como professora, radialista, escritora, pintora, entre outras tantas atividades.
50 anos sem Santos Dumont
Em 1956, os alunos de Dona Maud receberam uma tarefa um tanto especial. Para compor uma exposição que marcava 50 anos da morte de Santos Dumont, o pai da aviação, produziram peças exclusivas.
Quem teve a oportunidade de ser aluno de Maud, carrega como lembrança seu alto nível de exigência. Era uma artista e pedia aos alunos perfeição em suas atividades.
Para muitos, essa foi uma marca que os influenciou durante toda a sua vida adulta.
Abaixo, temos as imagens da exposição de desenhos e pinturas feitos em giz de cor, produzidos pelas primeiras séries ginasiais durante as aulas de desenho de Dona Maud.
Abaixo temos, à mesma época, o salão nobre do Alfredo Pujo, a época denominado IEDAP – sigla para Instituto de Educação Doutor Alfredo Pujol.
Na ocasião, comemorava-se um 7 de Setembro. Curiosamente, data em que ela se despediria da cidade que sua atividade artística tanto marcou.
Maria Alzira Loureiro
12/01/2019 — 08:40
Estou emocionada!!!
Que linda homenagem!!!
As palavras não são suficientes para lhe agradecer por esta e pelas outras preciosas homenagens que você, Homem Benigno, fez para a tia Maud. Obrigada , do fundo do coração.
Acredito que, de onde ela está, ela deve estar muito feliz por ser lembrada por meio das homenagens que você, com seu talento, editou e compartilhou nas redes sociais.
Deus o abençoe com muitas alegrias e sucessos, por todos os dias de sua vida.
Silvia Vieira
21/01/2019 — 21:36
Amei seu blog no tinha conhecimento dele até hoje da publicação repostada pelo padre sobre a padaria eu amei … Parabéns pela vela iniciativa
funcionário Marcelo
22/01/2019 — 00:18
Obrigado Silvia 🙂
Jose Rodrigues da Silva
27/05/2024 — 02:07
Sou ilustrador há pelo menos 50 anos e hoje tive uma grata surpresa de ver essa homenagrm à uma personagem tão significante e representativa na educação e cultura de uma cidade. Procurando pela internet antigos livros que ilustrei em minha juventude me deparei com um livro da sra Maud ilustrado por mim. Moro em São Paulo e nascido em Promissão.
funcionário Marcelo
12/09/2024 — 23:39
Muito legal essa informação meu caro!
Você teria alguma imagem desse livro, dos créditos e da ilustração? Por favor nos envie por mensagem no Facebook “Homem Benigno” ou Instagram @homembenigno obrigado pela leitura