Foi você quem me fez assim

Fotos raras de Dona Maud e a arte de seus alunos

Maud Pires Arruda ou, para muitos, a inesquecível Dona Maud, nos deixou no dia 7 de Setembro de 2017. Estava com 97 anos de idade!

O século que Pirajuí teve o privilégio de dividir com essa figura especial foi coroado de arte, poesia, fé e devoção à educação.

Recentemente, a Maria Alzira Loureiro tem postado nas redes sociais fotos maravilhosas do acervo familiar. Nela, vemos a jovem Maud em diversos momentos de sua intensa carreira como professora, radialista, escritora, pintora, entre outras tantas atividades.

50 anos sem Santos Dumont

Em 1956, os alunos de Dona Maud receberam uma tarefa um tanto especial. Para compor uma exposição que marcava 50 anos da morte de Santos Dumont, o pai da aviação, produziram peças exclusivas.

Quem teve a oportunidade de ser aluno de Maud, carrega como lembrança seu alto nível de exigência. Era uma artista e pedia aos alunos perfeição em suas atividades.

Para muitos, essa foi uma marca que os influenciou durante toda a sua vida adulta.

Abaixo, temos as imagens da exposição de desenhos e pinturas feitos em giz de cor, produzidos pelas primeiras séries ginasiais durante as aulas de desenho de Dona Maud.

dona maud

Abaixo temos, à mesma época, o salão nobre do Alfredo Pujo, a época denominado IEDAP – sigla para Instituto de Educação Doutor Alfredo Pujol.

Na ocasião, comemorava-se um 7 de Setembro. Curiosamente, data em que ela se despediria da cidade que sua atividade artística tanto marcou.

Assista à homenagem que o Homem Benigno quando do falecimento de Dona Maud

« »