Foi você quem me fez assim

Afinal, La Casa de Papel é ruim ou não?

La Casa de Papel é ruim? Convenhamos que, desde a novela Carrossel (México, 1989), não é muito interessante construir casas que não sejam de tijolo, blocos ou, pelo menos, madeira – a residência dos pais do garoto Cirilo era feita de lata e quando chovia um pouco mais forte parecia o baterista Max Kolesne, do conjunto brasileiro de death metal, Krisiun. (Isso para não citar outras experiências com casas de lata em vizinhanças ainda mais próximas).

Certa noite do final de 2017, você estava de boas no sofá e resolveu pegar um pacote de Passatempo recheada e assistir ao Netflix, afinal, está pagando e é preciso consumir essa mensalidade – como acontece com o anual da academia.

Em destaque, estava um seriado espanhol chamado La Casa de Papel.

Você deu uma olhada de leve, lembrou dos filmes argentinos que andou vendo, do final majestoso de O Segredo dos seus Olhos e do degradeé grisalho de cabelo, barbas e axilas do ator Ricardo Darín, e pensou: “acho que uma série espanhola não vai me fazer mal, certo”?

Pronto, foi fisgado por La Casa de Papel.

As cores, as tramas, as personagens, os malditos flashbacks e a construção de um assalto, tudo lhe comoveu e impactou profundamente – e olha que isso vem dando certo desde Onze Homens e Um Segredo e da música Eu sou 157, dos Racionais Emicidas.

Quando desligou o primeiro episódio, estava pronto para tuitar, pesquisar um pouco mais na Wikipédia e se gabar, talvez com uma resenha no Médium, sobre essa nova pepita de ouro que havia encontrado na Netflix.

Chegando lá, o capim comeu a vaca.

No grupo de zap da sua família, já estavam falando do assunto. No Facebook, uns três amigos já haviam trocado as fotos de perfil pelas máscaras de polietileno do finado Salvador Dalí. O tiro de misericórdia, a rainha suprema da sofrência, Marília Mendonça, já espalhava sua crise de abstinência pelo final da temporada – o mundo inteiro, em todos seus matizes, estava de olho na impressora rotativa da Casa da Moeda de Madri.

 

La Casa de Papel é ruim ou a cultura de massas é ruim?

No primeiro dia de aula em uma universidade pública, a professora chegou e disse: “o negócio é o seguinte, Paulo Coelho é ruim, Chico Buarque é bom”.

Ok, vamos com calma.

Paulo Coelho é ruim? Pode ser… Mas dar aula para esse bando de jornalistas também não deve ser aquelas coisas né? As perguntas que fazíamos, os óculos meio para baixo no nariz, de forma que olhávamos por cima da lente – muitos deles sequer carregavam grau, eram apenas para exalar intelectualidade.

Às vezes penso que essa luta para derrubar o diploma de jornalismo não é pela profissão, mas pelas perguntas que os alunos fazem durante a faculdade – sempre leram tudo, sempre analisaram tudo, apuraram, humanizaram, só vocês (nós) que prestam!

Sobre Chico Buarque, eu já assisti a alguns tapes dele jogando futebol, até que sabe mais ou menos – o Brasil se especializou em criar espécies de Harlem Globetrotters com times de artistas, já reparou? Como o Daniel Futebol Clube.

Agora em termos de música não posso opinar sobre o ex-marido de Marieta Severo (personagem Sophia, in O Outro Lado do Paraíso), pois não conheço. Aliás, nunca ouvi uma música sequer na vida, não gosto de ritmos.

Não li e não gostei

Esses dias no meu Twitter, não lembro qual dica tosca de livro que eu mandei por lá e um sujeito respondeu com o nome dessa maravilhosa dupla sertaneja abaixo.

La Casa de Papel é ruim

O riscado é mais ou menos esse. Por que diabos não lemos (e nem leremos) O Código da Vinci, a série Crepúsculo, os 50 Tons de Cinza, não assistiremos às novelas das oito (nove?) ou os intermináveis torneios de Yu Yu Hakusho? Porque estão na boca do povo, na mão das massas.

E isso vem sendo batido desde a época do Onça, com a Escola de Frankfurt. Esses caras viram uma quebra nas fronteiras entre informação, consumo, entretenimento e política. A coisa espalhou e, na cabeça deles, isso foi nocivo. Vou citar apenas dois teóricos aqui, pois hoje é quinta-feira: um pela obra, Jürgen Habermas; outro pelo sobrenome, Theodore “Adorno” – já pensou encarar a 7ªC turma da tarde com esse sobrenome na hora da chamada?

Eu entendo a preocupação desses caras com a qualidade da mensagem enviada pelos produtos de massa. Por outro lado, confundimos um pouco as coisas, e o que era para ser noção e consciência ganhou ares de superioridade. Fulano não é melhor que beltrano por não conhecer o sistema da prova do Anjo no Big Brother Brasil, ou é?

Parece com um conhecido meu, ateu da gema, que sempre criticava posições de crenças diferentes, principalmente cristãs. Certa vez ele espirrou e outro colega disse “Deus te cria”. Ele respondeu, cético, “sai fora, não acredito em Deus e religiões”. O interlocutor então abaixou as calças e mostrou-lhe o órgão genital em protesto, no que ele exclamou: “Meu Deus, você teve rubéola quando criança, não é possível”!

Mas, afinal, La Casa de Papel é ruim?

Eu gostei muito de La Casa de Papel. Quem você é na série? Eu sou o Moscou!

A produção espanhola está quebrando tudo e teve uma terceira temporada anunciada, com exclusividade pela Netflix, pelo fato de estar arrebanhando multidões de fãs.

Latinos que somos, diferentemente de outras produções norte-americanas e britânicas, é possível notar um “Q” dos dramalhões e novelas daqui desses lados, não é mesmo?

Mas, para mim, esse é o tempero da coisa toda. É como se a edição/direção esperta do Guy Ritchie estivesse tomando uma caipirinha no Tôa Tôa em Porto Seguro (BA), aproveitando que a Madonna estava no cabeleireiro – à época eles ainda estavam casados. Estavam bem, viu?

Isso vai além da análise crítico-acadêmica. É também uma questão de gosto. Esses tempos meu pai parou para abastecer o carro em um posto de gasolina diferente, em plena Marginal Tietê.

Desconfiado, ele perguntou ao frentista: “E essa gasolina aí, é boa”? O cara não pensou duas vezes antes de responder: “Ela é melhor que eu”.

 

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