Foi você quem me fez assim

Magnífico recorte de revista mostra a força da imprensa de Pirajuí no passado

Às vésperas de completar 100 anos, esta imagem mostra algumas características marcantes da sociedade pirajuiense (não confundir com parisiense) no passado. Publicada na página do Maurinho Soares no Facebook, é de uma revista editada, provavelmente na década de 50, pelo jornal Correio de Pirajuí (1949). Não consegui identificar o nome do magazine em si, inclusive se vocês tiverem a informação, me enviem que corrijo!

Sob o título Imprensa em Pirajuí, o pequeno editorial faz um panorama das publicações na cidade desde o ano da fundação do município, “em uma manhã de sol, de 1915”, em que João Ladeia Guimarães criou o semanário O Pirajuí. Depois ainda discorre sobre outros títulos como A Comarca de PirajuíPirajuí-JornalA Vanguarda (este último, teve entre seus fundadores o ex-governador Laudo Natel), o curioso “jornal estudantino” O IbirapitangaA Tribuna.

Cita também os jornais humorísticos, como O AlmofadinhaA Mosca. 

O texto dá a entender que, na época de sua publicação, a cidade possuía dois jornais bi-semanais: A Vanguarda e o Correio de Pirajuí (acredito que estavam no exato momento em que mudava a grafia do nome do município, já que os títulos provavelmente seriam com Pirajuhy). Meu tio-avô, Alcides Daniel, nascido em Pirajuí, mas que foi para Ponta Grossa-PR aos 18 anos, trabalhou na tipografia no jornal Correio.

O Maurinho, que publicou essa página de revista nas redes sociais, é um dos principais conhecedores/colecionadores da história do município. Nas épocas que trabalhei na Pirajuí Rádio Clube ou mesmo nas colunas semanais no jornal, sempre dava uma passada ou uma telefonada no Parque Clube para ter um “norte” para uma reportagem ou texto mais histórico. Como tantos outros como o Francisco Bonadio Costa, Valdick, Gustavo Barros, Celsinho Vianna (pai e filho), etc.

O bacana desta página é notar, também, o Jornal Falado que os jornalistas do grupo Correio desenvolviam na emissora ZYT-6 – na foto é possível ver, inclusive, o Anibal Hamman, ex-prefeito e nome atuante na política regional. 

A publicidade no canto da página também é fantástica: Fotógrafo Sadao Ono, na Rua Sete de Setembro 575, quem será que ocupa o antigo imóvel hoje em dia?

*

Na década de 90, fiz algumas histórias em quadrinhos para o jornal A Cidade de Pirajuí, na época editado pelo grande Piter Pereira. Conheci também o Jornal de Pirajuí, editado pelo Camilo e Basílio Altran. Trabalhei por muitos anos na redação do semanário O Alfinete dono da belíssima tagline “Pica, mas não fere” e também na Gazeta de Pirajuí, que neste mês completou 30 anos. De vez em quando ainda encho o saco proprietários Alex (O Alfinete) e Orlando Moreira (Gazeta) e acabo publicando um texto ou outro, mais pontual.

Nossa Imprensa, nosso orgulho!

 

HB-imprensa-de-pirajui-01

« »