Foi você quem me fez assim

Filhos ilustres de Pirajuí que você talvez não conheça

Esse post foi feito, originalmente, quando Pirajuí completou 100 anos dia 29/3/2015. Agora, atualizamos algumas informações e outros nomes na lista!

Apesar de pequenina, nossa terrinha fez parte da vida de personagens de destaque nacional e internacional  – o Homem Benigno mostra alguns deles:

1. Tito Madi

hb-pirajui100-titomadiUm dos precursores da Bossa Nova, é nosso filho mais ilustre. Nasceu no distrito de Santo Antônio da Estiva (naquela época chamada Estiva Grande). Saiu muito jovem e foi para São Paulo, tentar a vida como cantor. Mas foi no Rio de Janeiro que alcançou o sucesso, com hits como Balanço Zona SulNão Diga Não e Chove Lá Fora, que foi regravada em inglês pelo The Platters. Seu estilo é o samba canção, uma balada romântica carregada de sentimento, em suas letras a solidão é vivida com fatalidade. No final dos anos 50, recebeu  uma medalha de melhor compositor do ano por Juscelino Kubistcheck. Apesar do forte vínculo com a cidade, Tito passou décadas sem visitar o município, uma reaproximação aconteceu no início dos anos 2000, por iniciativa do Executivo, Legislativo municipal e o semanário O Alfinete. O músico mora no Rio de Janeiro e, aos 85 anos, acaba de lançar disco novo. Tito dividiu apê com João Gilberto no passado, brigaram e o pirajuiense recebeu um golpe de violão na cabeça. Roberto Carlos é um grande admirador de sua obra.

Fizemos um vídeo exclusivo com Tito, no ano passado. Assista!

VÍDEO EXCLUSIVO: Tito Madi conta histórias de Pirajuí

2. Airton Soares

hb-pirajui100-airtonsoaresO advogado foi Deputado Federal  em três mandatos. Foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT) que viria a afastá-lo da legenda em 1985, por ter declarado voto em Tancredo Neves. Mais tarde, nos anos 2000, o partido pediria sua volta – tanto Lula quanto José Genoíno foram contrários a sua saída. Foi um forte combatente pelos direitos humanos no crítico período da Ditadura Militar.  É comentarista de um telejornal da TV Cultura e tem escritório em São Paulo – é visto com frequência pelas ruas de Pirajuí city.

3. Zélia Cardoso de Mello

hb-pirajui100-zeliacardosoFoi Ministra da Economia do Governo Collor e casada com o humorista Chico Anysio. A economista não nasceu em Pirajuí mas possui fortes vínculos com a cidade – sua família ainda reside no município. Vive em Nova York desde o final da década 1990.

 

 

 

4. Carmem Mayrink Veiga

hb-pirajui100-carmenmayrinkA pioneira socialite nasceu em Pirajuí, filha de rica família cafeeira. Foi eleita uma das mulheres mais elegantes do País na década de 1950. Elogiada por Truman Capote, é citada na biografia de Yvens Saint Laurent. Esteve em grandes eventos da sociedade nacional e internacional, amiga dos grandes estilistas, clicada pelos principais fotógrafos. Vive no Rio de Janeiro, aos 85 anos.

Atualização: Carmem Mayrink nos deixou em 3 de Dezembro de 2017. Sua morte causou comoção nacional.

 

5. Percival de Souza

hb-pirajui100-percivalO comentarista de segurança pública da TV Record, sempre atento às alfinetadas do âncora Marcelo Rezende, não nasceu em Pirajuí. Porém, durante a infância mudou-se com os pais para a terrinha, época em que estudou na EE Olavo Bilac. Na entrada do colégio há, inclusive, uma placa em honra ao mérito pela sua breve passagem. De Pira, partiria com a família para a capital, onde mais tarde ajudaria a fundar o Jornal da Tarde.

6. Picolé (José Manoel Ricardo)

hb-pirajui100-picoleFoi atacante do Palmeiras entre 1976 e 1979, também esteve nos gramados pelo Noroeste, Puebla (México), Atlético Paranaense e Portuguesa Santista. Vestiu a camisa verde amarela pela Seleção Brasileira Sub-23 para o pré-olímpico disputado em 1976. Vive em Curitiba e ao que me consta, ainda hoje atua no mercado do futebol. Jogou muita bola, mas nas ruas de Pirajuí comenta-se que seu irmão também era craque.

Temos a honra de ter o GRANDE Picolé como leitor e assíduo comentarista dos posts deste Homem Benigno.

7. Dr. Zé Pedro da Silva

hb-pirajui100-josepedroNascido na Fazenda da Faca, o cardiologista de origem humilde foi o primeiro cirurgião da América Latina a realizar com sucesso o transplante de coração e pulmão em bloco. Foi pioneiro também no transplante de dois corações (heterotópico) no Brasil. É responsável por inovações na cirurgia cardíaca de crianças. Doutor pela USP, tem formação internacional com passagens em Ohio, Boston e Stanford, nos EUA.

8. Pedro “Ballon” Simensatto

hb-pirajui100-pedrohenriqueUm dos grandes nomes da atualidade, manda bem no Fifa 2015 e GTA V, ambos para XboxOne. É exímio tratorista, com especialidade nas mini máquinas do modelo bobcat. Apaixonado pela vida, pela família, cerveja e a cidade de Garça-SP.

 

 

9. Naum Alves de Souza

hb-pirajui100-naumalvesDiretor, autor, cronista, cenógrafo e figurinista. Um grande nome da tevê e teatro brasileiros, tem em seu extenso currículo produções como a versão brazuca de Vila Sésamo – criou e confeccionou personagens como Gugu e Garibaldo. Fez livros, peças e outros tantos programas de tevê. Vive em São Paulo.

Naum faleceu dia 9 de abril de 2016. Artistas de vários segmentos prestaram homenagens ao gênio criador pirajuiense.

 

 

 

 

Veja também:

Naum Alves de Souza: um pirajuiense

10. Maria Zilda Gamba Natel

hb-pirajui100-mariazildaCasada com o ex-governador Laudo Natel (o casório foi em Pirajuí) foi primeira dama do Estado entre 1971 e 1975. Seu trabalho filantrópico, com foco nos problemas sociais e doentes pobres rendem-lhe, ainda hoje, constantes homenagens e menções no interior e capital. O namoro com Maria Zilda, fez com que Laudo, que era de São Manuel, sempre estivesse pela cidade, ocasião em que ajudou a fundar o jornal A Vanguarda. Sua companheira partiu antes, morreu em 2002, em São Paulo.

 

 

11. Arnaldo Lorençato

Em seu blog badalado, suas redes sociais, na Veja São Paulo, onde é editor-chefe, na Band TV, durante o sucesso MasterChef Brasil ou na Rádio CBN.

Arnaldo Lorençato é um talento onipresente na mídia brasileira. O pirajuiense foi chamado recentemente de “o grande crítico de restaurantes da cidade de São Paulo” (olha que não são poucos hein) e é um dos maiores nomes do jornalismo setorial do Brasil.

Lorençato deixou sua assinatura na crítica gastronômica brasileira – mais que isso, TATUOU seu nome nesse tão disputado segmento. O jornalista ainda encontra tempo para dar aulas na Universidade Presbiteriana Mackenzie.

12. Claudinei Quirino

foto jundiai.sp.gov.br

O medalhista olímpico Claudinei Quirino perdeu sua mãe quando ele era um bebê de dois anos de idade. Após o ocorrido, ele e seu irmão mais velho foram viver na extinta Casa do Garoto, em Pirajuí.

Recorda-se com carinho da figura do saudoso Padre Godofredo. Em entrevista ao Jornal da Cidade de Bauru, Quirino declarou:  “Foi uma das pessoas que me deram oportunidade e me direcionaram no caminho do bem. Só tenho a agradecer. Mas nem sei o que fazer. Me dá vontade de chorar”.

Natural de Lençóis Paulista, quando retornou a cidade, indicou sua carreira como atleta. E que carreira! Foi prata (que virou ouro) nas Olimpíadas de Sydney, ganhou os 200m no Mundial de Sevilha, na Espanha e venceu o IAAF Grand Prix Final, em Munique, Alemanha – entre outros títulos.

Parabéns Pirajuí, pelos seus 103 anos!!!

 

A foto maravilhosa da abertura do post é do nosso grande fotógrafo Newton Oliveira

 

« »