Dona Canô (1907-2012)

(foto: ibahia)
(foto: ibahia)

Você vai se lembrar quando, na época das espinhas, da rebeldia e dos hormônios em ritmo de sal de fruta, você inventou de ter uma banda e a coitada de sua mãe tinha que encarar a barulheira dos ensaios na varanda – e ainda vinha servir groselha para turma. Agora você calcula a Dona Canô que foi mãe, no papel, de Caetano Veloso e Maria Bethânia; e por tabela, de Gal Costa, Gilberto Gil, Milton Nascimento, Jorge Mautner e Hélio Oiticica.

Sua mãe teve muito trabalho em um dia de chuva quando todo mundo deixou pegadas de barro na edícula? Imagine Dona Canô, que resolveram inventar o Tropicalismo bem no quintal dela.

 

Cersei Lannister

(foto: YouTube)
(foto: YouTube)

Aí vocês já vão esbravejar que absurdo, onde já se viu, essa mulher é um traste. Mas calma. Respire, beba um Taffman E e acompanhe o meu raciocínio. Essa rainha é uma coitada. Casou com um louco, porco, gordão, vivia suado, sujo. Mal cortava aquele cabelo, ensebado. Daí teve a filharada e também foram só lamentos. Só não prossigo o rosário para não ser acusado de homem do spoiler.

Mas enfim, num dia como hoje, ela merece as homenagens por tudo o que passou. Porém tem que melhorar o temperamento, pô. Não li os livros, mas do jeito que anda a coisa essa mulher não come castanha nesse natal em Westeros.

 

Sant´Anna

hb-maes-santanna

 

Anna é mãe da Virgem Maria. Mas a coisa não é tão simples assim. Esposa de Joaquim (São), eles não tinham filhos nem por decreto. Um sujeitinho da cidade até chegou a humilhá-lo em praça pública por isso. Tristonho, isolou-se no deserto por 40 dias. Pois acredite que a esposa Anna foi visitada por um anjo que anunciou que ela teria uma filha (ela já era idosa). Um comparsa do anjo também colou com Joaquim e disse o mesmo. Os dois se reencontraram e, do encontro, viria a futura mãe de Jesus. Desde muito cedo os povos cultuam a avó de Cristo, mas isso só viria a ser oficializado em 1378.

 

Heihachi Mishima

hb-maes-heihachi

O carrancudo lutador da saga Tekken nos games é o chamado PÃE, ou seja, assume o papel de pai e mãe dos filhos Kazuya Mishima e Jin Kazama, mas esse ingrato optou pelo sobrenome da mãe.

Sempre agiu com pulso firme com a molecada. Tanto que quando fecha a mão e bate o pé chega a cair raios no chão. Apesar de ter ralado muito para dar educação aos meninos, frequentemente são vistos trocando sopapos nos cenários da milionária saga de pancadaria.

 

A protagonista da música Desculpa Mãe, do Facção Central

hb-maes-faccao

 

Essa música marcou época no rap nacional lá pelos idos de 2001, no disco A Marcha Fúnebre Prossegue. A letra narra o arrependimento de um filho desalmado que faz a mãe de gato e sapato. Vítima de todo tipo de atrocidade social, esse cara tem como único apoio a pobre e sofrida genitora. Só que o maluco não vê isso e, para desespero da tiazinha, vai aprontando até que acontece, na minha opinião, o mais triste final de música da história (tão triste quanto aquela Uma Partida de Futebol, do Skank).

Aqui está a canção. Se tiver com estômago, ouça a dura vida dessa mãe sofredora (como tantas que estão por aí) e pense um pouco no que você anda aprontando. Safado.

 

 

Dona Armênia

(foto: Canal Viva)
(foto: Canal Viva)

 

Vivida pela atriz Aracy cujo sobrenome é Balabanian, na novela Rainha da Sucata (1990). Seu sucesso foi tão marcante que, em 1992, ela volta a aparecer em Deus nos Acuda. O sotaque da estérica personagem criou bordões como o “na chon”  – aliás, a voz teria sido inspirada na própria biografia da atriz, já que seus pais desembarcam no Brasil em fuga do genocídio Armênio.

Mas o destaque para a caricata Dona Armênia neste Dia das Mães é o amor incondicional aos seus três “filhinhas”. Essa mãe protegia, sofria e quase morria a cada episódio da novela para proteger seus rebentos. O trio de herdeiros, vivido por Gerson Brenner (que está há 16 anos numa cadeira de rodas depois de ter levado um tiro durante um assalto, que tragédia, gente), Marcello Novaes e Jandir Ferrari, na época se transformou em uma espécie de One Direction de não cantores, tamanho o frisson que causavam nas mulheres. Aliás, nem sei se essa rapaziada do One Direction canta também.

Neste vídeo Dona Armênia dá um show sobre o que é o AMOR DE MÃE (destaque para o Gerson Brenner chorando rs).