Foi você quem me fez assim

Panfleto raro mostra que população de Pirajuí já teve o dobro do tamanho

Uma cidade com 40 mil habitantes, dois hospitais, sete escolas… Sim, amigos, essa é a população de Pirajuí, a mesma terra que este blog vive falando o tempo todo.

O panfleto intitulado Isto é Pirajuí faz uma espécie de raio-X do município, sei lá, nos anos 1930, 1940? Alô Maurinho do Clube, Gustavo Barros e Francisco Bonadio* (leia a atualização ao final do texto), por favor me dê um help aqui na identificação, rs.

Essa raridade foi publicada pelo perfil da boate Kanopus, do PCP, conta que eu arriscaria dizer que é mantido pelo próprio Maurinho (me corrijam se eu estiver errado que eu ajeito aqui depois). Foi colocada na espetacular comunidade do Facebook Amigos da E.E. Dr. Alfredo Pujol, moderada pela Maria Alice Pinatti e que é um verdadeiro óasis para os Pirajuimaníacos, com fotos, mini-biografias, histórias e registros de várias épocas – inclusive este Homem Benigno já foi citado algumas vezes 🙂 .

 

População de Pirajuí ontem e hoje

O informativo traz uma população de 40.000 habitantes para Pirajuí, uma estimativa. Hoje em dia, de acordo com o último censo do IBGE (2010), são 22.704. Nesse número é interessante notar que estão inseridos, também, números da população carcerária. Ou seja, há nesse total números referentes a presos de duas penitenciárias – a penitenciária feminina ainda não havia sido inaugurada à época do censo.

De acordo com o IBGE, a população estimada em 24.762 (isso se não nasceu ou morreu ninguém enquanto eu terminava esse post).

 

Eleitores e comércio

Apesar dos 40 mil habitantes, o panfleto apontava 6.602 eleitores naquela época. Hoje são 16.111.

Em épocas de eleições ouve-se muito a frase de que “Pirajuí precisa de indústrias”. Pois, no passado, eram 96 estabelecimentos industriais – esse número inclui as beneficiadoras de café, que não deviam ser poucas, tendo em vista as proporções do município na produção cafeeira: maior produtor de café do mundo.

O comércio local também era exuberante. Não tenho dados atuais, mas no Isto é Pirajuí constam 354 estabelecimentos comerciais.

Opa! Mas tem uma coisa que aumentou bastante: o número de carros! Naquela época eram 394 “veículos de tração motora”. Hoje certamente tem muito mais, e estamos com o som no talo, Graças a Deus!!

 

Esse informativo foi produzido pelo extinto Foto Ritz, na Rua 9 de Julho, numa época em que o telefone era simplesmente: 539. Curiosamente, o sobrenome voltou ao ramo, agora com a Ritz Fotografia, sob a lente do talentoso Vitor, que inclusive já trabalhou comigo em uma reportagem para a VICE Brasil.

Há ainda um contato de um outro foto, em Marília, provavelmente responsável pela parceria na impressão e produção do documento.

O documento é maravilhoso e mostra tempos de ouro da população de Pirajuí. Veja abaixo cada um dos itens. Mas fica uma pergunta no ar: o que será que aconteceu?

população de Pirajuí
Fotos: site da Prefeitura de Pirajuí / Acervo Kanopus

* Atualização: Como muito bem obsservou a leitura Aline Pinatti, o ano desse informativo deve ser 1956 ou 1957, já que são os anos referentes aos balanços das Receitas. Tá vendo, funcionário Marcelo, isso é que dá não ler direito as coisas, aff! Obrigado, Aline!

 

Leia mais sobre Pirajuí no Blog:

10 filhos ilustres de Pirajuí que talvez você não conheça 
« »