Foi você quem me fez assim

Fotografias impressionantes sobre a história do Tiro de Guerra de Pirajuí

Não fiz o Serviço Militar Obrigatório no Tiro de Guerra de Pirajuí, o comentado TG 02-029. Aliás, fui dispensado do serviço militar por excesso de contingente. À época, estudava e morava em Bauru e, por isso, me alistei por lá (inclusive trombei o meu grande amigo e dentista Rafael “Buiu” Dantas no dia do Juramento à Bandeira).

No entanto, sinto certo arrependimento de não ter vivido esse ano junto dos colegas no Tiro de Guerra de Pirajuí. Ao menos entre meus amigos, tanto os que se alistaram um ano antes, quanto no ano seguinte, passaram a compor uma amizade muito forte, inesquecível, com os companheiros de quartel.

Tiro de Guerra de Pirajuí
Quem mais está nesa foto? Não consegui reconhecer mais ninguém assim, de primeira, rs. Notem que poupei o nosso amigo Marcelo “Titica” de ter o seu apelido na imagem rs

Seja os momentos engraçados, as piadas durante as escalas de guarda noturna, os perrengues nos treinamentos, a convivência com os problemas e necessidades dos companheiros, as campanhas solidárias. Enfim, trata-se de um ano bem vivido e repleto de histórias em que você deixa seu primeiro nome de lado e passa a ser chamado, pelo menos pelos seus colegas de pelotão, pelo seu “nome de guerra” pelo resto da vida.

Exposição no Tiro de Guerra de Pirajuí 

O TG 02-029 de Pirajuí completa 80 anos! Oitenta anos! Imagina o tanto de gente que por ali circulou nesse tempo todo. Quantas histórias, quantos sargentos, uns mais bravos outros menos.

Tiro de Guerra
Me desculpe a família, pois sou amigo deles, mas tenho quase certeza que esse é o Celsinho Vianna, correto?

Para celebrar essa data está rolando uma exposição de fotos, revistas e vídeos da instituição. A mostra vai ficar exposta no centro da cidade, no CEU entre os dias 22/8 e 8/9.

Conforme as pessoas ficam sabendo da exposição, muitos antigos atiradores estão revirando os baús empoeirados e incorporando novas imagens ao acervo.

Reunimos algumas fotografias nesse post, mas, o link completo das imagens você acessa clicando aqui.

Tiro de Guerra de Pirajuí
Essa foto é sensacional demais! Uma relíquia do acervo histórico que está presente nessa exposição
serviço

Exposição TG 02-029 80 anos

CEU – Rua Riachuelo, 468

De 22/8 a 8/9

Pirajuí-SP

Link com as imagens

*

Conheça mais histórias de Pirajuí clicando aqui 
« »