Aos 23 anos, Samara Costa foi diagnosticada com câncer de mama e, enquanto enfrenta a doença, teve a ideia de organizar uma grande campanha para doação de perucas, pensando no próximo.
Ela é neta de família pirajuiense que, há décadas, como descrevo no final desse artigo, mudou-se para o Paraná.
A iniciativa Rapunzel Solidária está mobilizando a cidade de Umuarama (PR) e está lotando o salão de beleza e estética em que a jovem empreendedora trabalha, com diversas pessoas dispostas a cortar as mechas para arrecadação.
Os cabelos arrecadados são selecionados, encaminhados para a confecção das perucas e doados para o Hospital do Câncer regional (Uopeccan).
Vencer a doença
Após o diagnóstico, no final de 2019, Samara conta nas mais diversas reportagens em que participou que os procedimentos clínicos foram muito rápidos.
Por ter sido localizado bem no início – graças ao importante auto-exame –, ela logo foi submetida à cirurgia e passou a fazer as sessões de quimioterapia.
Durante o tratamento, raspou os longos cabelos e, daí, passou a pensar na autoestima de outras mulheres vivenciando a mesma situação.
Aproveitando sua vocação no segmento de estética – desde muito jovem atua nessa área, que é a carreira em que se graduou, teve a ideia da campanha Rapunzel Solidária e, desde então, a proposta foi se popularizando e crescendo.
Doação de perucas
A campanha de arrecadação de cabelo para doação de perucas está acontecendo no salão de beleza onde a jovem Samara atua, em Umuarama, na avenida Paraná, 4354, sala 28.
Certamente, uma batalha que será vencida e, de forma emocionante e solidária, com uma lição de empatia, onde além dos cuidados com a própria saúde e autoestima, também contou com esse olhar para outras mulheres.
Aqui neste link você pode assistir a uma reportagem feita pela TV Globo regional sobre a campanha.
Família pirajuiense
Apesar de grande família espalhada por cidades do Paraná, o avô de Samara, Cláudio Daniel, é pirajuiense, do bairro rural da Água Quente.
Nos anos 1960, alguns irmãos da família Daniel foram para o estado paranaense em busca de novas lavouras. Hoje eles constituíram ampla família nas cidades de Umuarama, Ponta Grossa e Maringá.
Cláudio é irmão do meu falecido avô, José Alderico Daniel. Também irmão do meu tio-avô Antonio Daniel, “Nico”, que foi funcionário do Centro de Saúde, Tiro de Guerra, Zoológico – pai do vereador Cirineu.
Há poucos dias, tive a felicidade de ter minha primeira filha, Mariana Daniel. As mulheres dessa família são batalhadoras, persistentes, sempre prontas para olhar para o próximo e a quem precisa.
Samara, parabéns por sua linda iniciativa. Tenho certeza que minha Mariana tem uma prima e tanto para se inspirar e, também, ser uma grande mulher!