Foi você quem me fez assim

Neia: Primeira maratonista da história de Pirajuí

Neia Gasque é uma guerreira em vários sentidos. Agora sua biografia ganha uma nova marca: é primeira maratonista da história de Pirajuí a concluir uma prova – a disputadíssima Maratona Internacional de São Paulo, realizada no início de abril.

Com a conquista, seu nome passa a figurar ao lado de nomes do atletismo local, que elevaram – e elevam – a cidade de Pirajuí para os mais diversos lugares, nessa modalidade tão exigente.

Afinal, são 42 km de muita disputa e suor – um desafio que não é para qualquer um.

Neia durante a Maratona Internacional de São Paulo, dia 10 de abril

Maratonista por acidente

Antes de efetuar sua inscrição e, efetivamente, fazer parte desse seleto grupo do esporte, o atletismo não fazia parte da vida de Sidineia de Souza Gasque.

Foi a edição de 2016 da Corrida de São Jonas que despertou na pirajuiense a inspiração para correr. Aliás, aqui vale ressaltar o trabalho maravilhoso que os entusiastas do atletismo local fazem pela difusão do esporte.

Às vezes com apoio governamental, outras vezes sem esse suporte, esses abnegados sempre prosseguem com suas corridas e realizações. Cito aqui a RH Fitness, dos amigos Rigo e Heloísa, e o trabalho incansável do Celso Gustavo Vianna e equipe.

Aliás, o Gustavo ou “Morgado” é um querido amigo e consultor deste Homem Benigno. Muitas reportagens por aqui só foram possíveis por “culpa” dele e de sua família de historiadores – inclusive esta.

Neia tem hoje 49 anos. Correu a prova em tempo líquido de 4 horas 35minutos e 16 segundos, ficando na posição 205 na sua categoria.

9ª Corrida de São Jonas: primeira prova que correu na vida

Maratonistas pirajuienses

Conforme uma pesquisa que fizemos com atletas locais, há três nomes fortes de Pirajuí quando falamos nesse tipo de prova.

Darci Leão, grande nome do atletismo brasileiro, nascido em Pirajuí, que chegou à Maratona de Nova York – hoje vive em Osasco (SP).
Manoel Alves Barbosa, ultramaratonista (isso mesmo, suas provas são superiores a 42 km), que participou da 1° Maratona Internacional de São Paulo, em 1982.
Joaquim Macedo, que não tive maiores detalhes sobre sua trajetória.

Uma curiosidade importante: todos eram moradores do bairro Vila Faustini.

Saiba como apoiar a Neia Gasque no próximo evento

Como disse, Neia é uma batalhadora.

Sua próxima prova será na Maratona do Rio Janeiro, em junho próximo. A atleta já fez a inscrição, mas ainda não possui recursos para viajar e correr a prova. Vamos ajudar? Se você tem interesse em apoiar a atleta, envie-nos uma mensagem por aqui ou pelas redes sociais do Homem Benigno.

Parabéns Neia maratonista! Boa sorte!

« »