Pirajuí foi surpreendida pelo falecimento do grande José de Andrade. Grande em todos os sentidos – além de ser, ele mesmo, um gigante, tudo que envolve sua vida tem ares de grandiosidade: grande profissional, grande boleiro, grande cozinheiro etc.

Ainda emocionado pela partida do Zé, recebi lá de Umuarama, Paraná, esse relato sincero e bastante completo sobre a “vida e obra” desse já saudoso pirajuiense. O querido conterrâneo, o cirurgião dentista Jefferson Lui, que é diretor clínico da Implantomax, cresceu ladeado desse personagem e, por ele, nutre uma grande admiração.

Ele expressou esse sentimento em palavras que, certamente, vão aquecer o coração de todos nós.

***

Um pouco da vida de José de Andrade

Faleceu no final da tarde do último dia 29 José de Andrade, 77 anos, querido cidadão pirajuiense, prestigiado e admirado por todos aqueles que tiveram a honra de conhecê-lo e usufruir de sua alegre companhia.
Vítima de um mal súbito, deixa incontáveis amigos, a esposa Aparecida e os filhos José Paulo, Alexandre, Luciana e Izabela.

Carreira na Agricultura

Sempre alegre, dono de um contagiante sorriso, Zé Andrade trabalhou na Secretaria da Agricultura mais de 30 anos, aposentando junto ao Escritório de Defesa Agropecuária de Bauru, onde trabalhou com os Médicos Veterinários Vladimir de Sousa Nogueira Filho, Marcos Issa e auxiliares como Gilberto Micheloto e outros.

Em Pirajuí trabalhou com Joselir de Abreu Prado(Lili Prado), Jefferson José Lui, José Eduardo Torquato Jorge (vulgo Teco), Heloísa Alves Leal, Angelo Alberto Frizzi (“Monão”), Luis Carlos Teodoro, entre outros, onde sempre demonstrou de forma exímia como cultivar uma boa amizade e companheirismo.

Atuou incessantemente para combater doenças do rebanho paulista como Febre Aftosa, Brucelose, Raiva dos herbívoros e canina e Anemia Infecciosa Equina.

Ficou muito famoso no meio profissional por sua perspicácia culinária, onde dominava como poucos a arte de pilotar o fogão caipira, além de preparar deliciosos churrascos, sarapatel, seu famoso “arroz de barranco” e outras guloseimas, que faziam aguar a boca de qualquer um que se aproximasse.

Era facilmente encontrado na Agropecuária Miack, onde reencontrava antigos e novos amigos para prosear.

Zé Andrade se vai e deixa seu legado de pai carinhoso, amoroso e sempre companheiro, e também um exemplo de pessoa imparcial e leal para com todos.

Jefferson Lui, Umuarama, Paraná

***

Família Moraes de Andrade. Símbolo de amizade, admiração, respeito e esporte.

Belas palavras, não é mesmo.

Quero registrar aqui os sentimentos a todos os familiares do José de Andrade. Quando falamos em sua família, é importante lembrar que ele próprio foi uma verdadeira FORJA DE CAMPEÕES, já que seus filhos são todos atletas de altíssimo nível, percorrendo as quadras de basquete de todo o Brasil. A caçula Izabela, várias vezes convocada para a Seleção Brasileira, é um dos maiores nomes da história do esporte em Pirajuí.

Viva Zé Andrade!