O ano era 1957 e a pirajuiense Maria Elena Machado Guimarães foi eleita princesa.

Em reportagem de grande destaque da extinta revista O Cruzeiro (RJ), o concurso que reuniu beldades e movimentou todo o país: quem seria a 1ª Rainha do Café de São Paulo

O concurso tinha participantes de diversas localidades, e teve grande repercussão – esses concursos costumavam, literalmente, parar as cidades. Como este que já escrevemos, que envolveu as lindas Santa de Lion e Nidelce (Clique para ler).

Foto que foi utilizada durante o concurso, quando os jurado avaliaram as beldades

Princesa eleita

Apesar de não ter sido eleita rainha, a pirajuiense, filha do tabelião Sebastião Guimarães e sua esposa Noêmia, foi condecorada princesa, ao lado de lindas jovens de todo o Estado.

Na sua entrevista, Maria Helena Machado Guimarães deu detalhes sobre qual seria o seu futuro: a música! Talentosíssima, sempre perseguiu esse sonho – mesmo contra a vontade dos pais, comenta-se. 

A reportagem do final dos anos 1950 também fala de um outro desejo de Maria Helena: ir para a Europa, onde teria conseguido uma bolsa de estudos. 

Aqui a fotografia publicada no ensaio da revista O Cruzeiro (RJ) com Maria Helena Machado Guimarães já eleita

Maria Helena Machado Guimarães: furacão europeu

A viagem de fato se concretizou em meados dos anos 1960, onde desembarca em Lisboa e passa a ter uma vida frenética de cantora em terras portuguesas. Se transforma em um sucesso instantâneo. Todos comentam sobre seu talento. 

Grava um disco que marcou época – e até hoje ainda é citado pelos aficionados da boa música lusitana. Passou ainda por outras localidades na europa, com uma carreira lírica internacional, com passagens também pelos Estados Unidos. 

Disco lançado em terras portuguesas. Leia o artigo até o final para saber como ouvir essas músicas.

Fez tanto sucesso em Portugal que Maria Helena Machado Guimarães chegou a ser vítima de boatarias e fake news da imprensa sensacionalista da época – uma publicação deu a notícia, falsa obviamente, que ela havia falecido em meados nos anos 1970. Gerou grande comoção!

Hoje vive em Caraguatatuba, litoral Norte de São Paulo. É uma conterrânea que nos enche de orgulho por tantos talentos e brilho em sua jornada. 

Quer ouvir as músicas de Maria Helena Machado Guimarães? Clique aqui!