Vou falar um negócio para vocês que talvez muitos ainda não tenham tomado conhecimento. Os produtos de um comércio – qualquer comércio, sela ele físico, eletrônico ou aquático, como esses bares em piscinas de resorts – depende de um fator determinante para a formação de seu estoque: A LOGÍSTICA.

 

O que é a logística?

É chamada logística toda movimentação de material que respeite a equação:

 

L = t (km + m + c)

 

Sendo:

L – Logística
t –  tempo
km – quilometragem, distância
m – hora do motorista
c – hora do chapa (ajudante)

 

Essa logística geralmente é feita através de caminhões. Caminhão baú, na maioria das vezes.

O paradigma central desse gênero de transporte ocorre, na maioria das vezes, atendendo a seguinte dinâmica:

 

O lojista faz um contato com o responsável pela logística (nomes fictícios):

— Motorista, você está bem?

— Estou sim, Lojista, aliás, mais ou menos. Faleceu aquela minha cunhada que eu comentei aquela vez…

— Verdade? Ah, mas Motorista, bendizer ela descansou né, porque, para viver daquele jeito também…

— Tá certo, enfim. A vida anda né? Mas e aí, Lojista, que que manda?

— Rapaz, você tá cobrando quanto o Km?

— To cobrando X, Lojista.

— O loko, tudo isso? Isso está virando um meio de vida, Motorista. Isso é já com o chapa?

— Não não. Aí é mais R$ 60 pelo trecho, fora o rango.

— Tá bom, você vem amanhã para mim então, Motorista?

 

Pronto. A partir dessa etapa, o produto chega nas lojas do Brasil inteiro.

Acontece que, na hora de descarregar, o chapa ainda está com a mão engordurada da marmita (hoje teve frango ensopado) e o pior acontece: o produto escorrega da mão e bate de quina na calçada.

Daí nesse produto eles colam um adesivo bem onde rachou e ele é vendido mais barato.

Mas isso daí era no passado galerinha, hoje em dia tá normal, pode comprar, vai por mim. Só cuidado com a fatura do cartão senão ela fica tão gordinha que não passa por baixo da porta hein?!? Vacilão.