Que São Francisco de Assis é o protetor dos animais de estimação (e de toda bicharada, incluindo o dromedário) vocês estão cansados de saber. Tem até o filme lá, né? Por anos, pensei que ele fosse nascido em Assis, perto de Ourinhos, Palmital e Echaporã mesmo, só depois me liguei que era nas Europas, na Itália.

Estive recentemente perambulando por Santiango, no Chile, e me deparei com essa maravilhosa igreja na região central da capital. Igreja velha é comigo mesmo. Ao lado de um mosteiro do séc. XVI, a construção é bastante rústica e guarda traços coloniais (sem falar o cheiro de coisa antiga).

Me surpreendeu, no entanto, a imagem do santo, aliás, seus pés. Na base, estão dezenas de porta-retratos, com fotos de cães e gatos. Alguns estão desaparecidos, outros, morreram e deixaram seus donos desamparados. Há orações, nomes, pedidos e poesias para os animais de estimação.

hb-saofrancisco-01
Note que na base da imagem de São Francisco de Assis já foram esculpidos alguns animais de estimação

Enquanto admirava o cenário, noto que se aproximam uma mãe e seu filho. Prostram-se de joelhos em frente à imagem, ela chora sem parar. O filho, mais conformado, tenta acalmá-la. Estou distante, mas tenho a impressão de que acabaram de perder um bichinho e ainda tentam suportar a dor dessa ausência. Enfim, pode ser outra coisa, estou apenas chutando.

Treme-treme

Não é nada fácil a vida de uma igreja colonial na capital do Chile. Santiago, assim como boa parte do extensão do país, vive as consequências geológicas dos constantes terremotos. Dentre os diversos templos religiosos da localidade, que possui praticamente 70% de sua população católica, a Iglesia de San Francisco é uma das que sofreram danos ao longo de sua existência.

hb-saofrancisco-04
Vista lateral da Igreja de São Francisco. Apesar de quatro séculos de terremotos, está firme

Teve sua pedra fundamental colocada pela Ordem dos Franciscanos em 1572 e, em 1575, deu início às construções, com mão de obra indígena. A partir daí, meu amigo, foi um sufoco. A cada nova etapa da obra, um tremor aparecia e derrubava tudo de novo – a própria torre teve de ser construída três vezes. Ao que consta, no entanto, desde o terremoto de 1985 a igreja não passa por danos de grandes proporções (e olha que foram registradas diversas ocorrências, como o Sismo do Chile de 2010, com magnitude de 8,8 na Escala Richter e duração de três longos minutos).

Vista interna da igreja. Construção rústica e clássica, do período colonial
Vista interna da igreja. Construção rústica e clássica, do período colonial

A igreja mantém ainda um Museo Colonial logo ao lado. Mas não mexi com isso não, estava meio com pressa e cansado, pois tinha andado feito o camelo dos Reis Magos.

Se for viajar para Santiago do Chile e quer faze uma homenagem ao seus animais de estimação, aproveite o turismo e passe lá.

Um dos corredores que dão entrada ao Museo Colonial, pertencente à antiga Ordem dos Franciscanos
Um dos corredores que dão entrada ao Museo Colonial, pertencente à antiga Ordem dos Franciscanos

A localização da igreja no mapa abaixo!

https://goo.gl/maps/RocMhdZUBjiHBMEA9