Foi você quem me fez assim

Petroleiro Pirajuí está aportado em estaleiro de Niterói (RJ)

Quando soubemos que existia um gigantesco navio com o nome de nossa cidade, ainda nos tempos em que nos reuníamos no semanário O Alfinete, ficamos completamente malucos com a ideia.

O saudoso Marcelo Pavanato ficou muito interessado com a história do Petroleiro Pirajuí e resolveu investigar. De posse das informações, o querido Piter Pereira redigiu uma matéria de capa e, pronto, estava identificada a grande homenagem que leva o nome de nossa terrinha para o oceano.

A reportagem foi parar num quadro, que decorava a antiga sede do jornal, quando ocupava simpática sobreloja ao lado da Praça João Augusto Ribeiro, carinhosamente chamada de “Jardim dos Turcos”.

Infelizmente, não tenho uma cópia dessa edição e, assim, me foge à memória os reais motivos que levaram o nome de Pirajuí ao casco do petroleiro. Se alguém se recordar dessa informação, por favor compartilhe conosco aqui no Homem Benigno.

Atualização:

Como somos um blog bastante privilegiado, com leitores extremamente curiosos sobre as histórias de Pirajuí, rapidamente conseguimos mais informações sobre o batismo do navio.

Esse nome está no casco do petroleiro graças ao pirajuiense Walter Lopes Manso da Costa Reis, já falecido. Ele trabalhava na Petrobras, no Departamento de Transportes. Em 1990, por ocasião do início das atividades do novo petroleiro, resolver homenagear sua cidade-natal. Nascia aí o Petroleiro Pirajuí.

Tivemos o privilégio de receber o contato de sua filha, Viviane, e neta, Tatiana. Que forneceram essa belíssima foto do já aposentado Walter em frente ao navio. Por coincidência, na data em que esse post foi produzido era o aniversário do patriarca!

Petroleiro Pirajuí
Walter Manso da Costa Reis em frente ao seu amado Pirajuí! (foto: acervo da família)

Também recebemos a informação de que o Petroleiro Pirajuí estaria em vias de ser desativado e desmontado. No momento estamos checando a informação junto à assessoria de imprensa da Petrobras, para ter mais informações da Transpetro sobre o assunto.

Gostaria de agradecer à participação do Antonio Pavanato, da Elza Leonardi, do Heron de Souza e do Roberto Pavão, com dados para essa reportagem! Obrigado mesmo!

 

Petroleiro Pirajuí
Detalhe e planta do modelo de navio panamax – notem que é o próprio Pirajuí que está na imagem

Atualização 2:

A resposta da Petrobras

Após contato do Homem Benigno na semana passada, uma das jornalistas da equipe de comunicação da Petrobras fez contato telefônico na sexta-feira , 9, para dizer duas coisas:

  1. O pessoal da Comunicação da Petrobras ficou bastante animado com a curiosa repercusão que a postagem sobre o navio tinha causado entre os internautas pirajuienses;
  2. Conforme já haviam alertado os conterrâneos Heron de Souza e o Roberto Pavão dos Santos o destino do Petroleiro Pirajuí é um tanto delicado. De acordo com a Petrobras, a unidade de fato passa por um estágio de avaliação e existe, sim, o risco de ser alienada. No entanto, trata-se de um processo em andamento e, ao menos por enquanto, não é uma situação definida. Uma vez alienado, o navio pode ser desmontado, entre outros fins.

O petroleiro Pirajuí

Construído em 1990, o Petroleiro Pirajuí é um dos panamax da frota da Transporto (na realidade, segundo a assessoria de comunicação, atualmente o navio pertence à frota da Petrobras).

O panamax é um tipo de navio petroleiro para transporte de óleo cru e produtos escuros, com capacidade entre 65 mil e 80 mil toneladas (o Pirajuí comporta 66.800 ton.). O nome é originário das limitações das eclusas do Canal do Panamá.

O Pirajuí tem 32 metros de largura e 223 metros de comprimento (!!!).

Petroleiro Pirajuí
O ponto vermelho é o Petroleiro Pirajuí no estaleiro Renave – abaixo confira o link para acompanhar o navio em tempo real

No momento, o navio está aportado no estaleiro Renave, localizado na Ilha do Viana, em Niterói (RJ) – este é o maior estaleiro de reparos navais da América Latina. Fica bem perto da Ponte Rio-Niterói e, por isso, muitas imagens têm a magnífica construção ao fundo.

Mas aproveitem pois é por pouco tempo, o Petroleiro Pirajuí em breve deve partir – talvez ainda durante o carnaval.

Aqui neste link você pode acompanhar a sua localização exata, o tempo todo!

É o nome de nossa amada cidade em alto-mar, celebrando nosso orgulho de ser pirajuiense!

Veja mais fotos do Petroleiro Pirajuí

Leia também:

As magníficas pinturas da igreja Aparecida em Pirajuí

« »