Foi você quem me fez assim

Uma tarde com Benício barbeiro em 1999

No ano de 1999, pouco tempo antes de falecer, o inesquecível Benício barbeiro, que fez história em Pirajuí, recebeu um convite inusitado.

O jovem Leonardo Cipriani, à época um estudante universitário da Unesp Bauru, pediu permissão para que ficasse algumas horas em sua pequena barbearia, captando algumas impressões.

O ponto comercial de Benício barbeiro era (e é) extremamente conhecido. O pequeno estabelecimento, quase um corredor, situado em um ponto íngrime da rua 9 de julho.

Hoje, a arte dos cortes de cabelo e barba mantem-se ali perpetuada nas mãos do meu amigo Doninho Cabeleireiro.

Mas, antes dele, foi com Benício que a clientela esteve, durante anos e anos, até o afastamento pela doença e sua morte.

Essa imagem ainda é a mesma quando vamos cortar no salão do Doninho. Apenas registrando a troca de gerações no mesmo ponto comercial

Na tesoura e no apito

Simpático e com um jeitinho todo bondoso, Benício barbeiro era uma figura muito popular em Pirajuí. Tinha uma clientela fiel, que tinha como predominância um público mais velho.

Não que também não cortasse dos jovens ou das crianças. Eu mesmo, pelo que me lembro, devo ter sido levado até lá pelo meu pai ao menos uma vez.

Benício Pereira da Silva também tinha outros talentos além da exímia habilidade na tesoura e navalha.

Curiosamente, também marcava a presença nos gramados, como árbitro de futebol. Numa época em que tanto o Pirajuí Atlético quanto o Flamengo ainda brilhavam em suas disputas, os confrontos costumavam ter ao centro a figura pacata, de bigodes, e toda encolhida do Benício barbeiro.

Apesar de parecer bonzinho, era muito atento e rígido nos apitos. Claro que, de vez em quando, sempre sobrava um ou outro xingamento da torcida, que lotava o Estádio Municipal Francisco Nazareth Rocha.

Na legislatura da Câmara Municipal entre 1977 e 1982, Benício barbeiro foi eleito vereador. Ao seu lado, figuras como o saudoso João Leal, Abdias Machado, Evilácio e, inclusive, a primeira incursão do então jovem Luiz Carlos Serrato na política.

Faleceu em agosto de 1999, como já escrito anteriormente, pouco tempo depois dessas fotos, vítima de um câncer.

A fachada. O visual ainda é parecido e, pelo jeito, a espera já era tradição. Notem o fusca descendo a ladeira da 9 de Julho

O salão de Benício barbeiro

Todo mundo que corta o cabelo com o Doninho conhece cada centímetro do salão na 9 de Julho, afinal, muitas vezes a espera é longa – de sábado então, o certo é colocar o relógio para as 5h da manhã.

No caso do salão do Benício barbeiro, aquele espaço era um portal para toda a cultura do seu proprietário, uma decoração que misturava fé e esporte.

Duas devoções: à Nossa Senhora Aparecida, presente em imagens, fotos e folhinhas e, também, ao Sport Club Corinthians Paulista.

A riqueza de detalhes na decoração do salão do Benício barbeiro

O fotógrafo Leonardo Cipriani foi muito feliz em capturar a essência do local. Detalhes que faziam da experiência de frequentar o salão do Benício barbeiro algo único e marcante.

Quem vivenciou, certamente vai se emocionar ao rever essas imagens. Saudades, Benício!

« »