Viver a juventude em Pirajuí nos anos 1970. Esse é o espírito dessa foto, com o visual, as roupas, acessórios e os carros da época. Vamos fazer essa viagem?
Um rolê de carro, com os cabelos ao vento, vestindo camisa, em um estilo italiano com os clássicos óculos wayfare no rosto.
Essas imagens cedidas pelo amigo e professor André Vespoli Wicher traduzem muito o “espírito do tempo”.
Como era ser jovem em Pirajuí nessa época?
Sempre importante lembrar que, além das características locais, que faziam a cabeça da galera, havia ainda toda a influência de um mundo em ebolição.
Sem internet, numa época em que a televisão ainda não exercia o domínio. E que a música vinha dos rádios e das vitrolas em discos de vinil.
O som que estava nas paradas de sucesso ditava o ritmo dos passeios e do lazer desses jovens. Se por um lado estava o forte florescer da MPB em sons como Elis Regina, Clara Nunes, Chico Buarque e Tim Maia…
… Por outro estavam as músicas internacionais de sucesso como as que se popularizaram nos protestos contra a Guerra do Vietnã, além de um movimento mais dançante que já nascia, com Bee Gees, Abba, Jackson 5 etc.
Pirajuí nos anos 1970
Nas fotos, é possível ver ao lado do carro, um Willys Interlagos, que é o primeiro automóvel esportivo produzido no Brasil, fabricado entre 1962 e 1966.
Trata-se da versão nacional do Renault Alpine A108 e tem como nome, uma homenagem ao Autódromo de Interlagos, em São Paulo. Um dos objetivos era, justamente, a divulgação do esportivo, por isso a associação com as corridas.
Nas imagens, é possível ver o proprietário da máquina, José Augusto Wicher, o amigo e médico da minha família Dr. Zé Augusto! Além dele, estão Alcides Bertolucci e Elias Turcão.
Uma bela fase, registrada em fotos maravilhosas de uma época única e influente em todo o planeta. Não seria diferente na nossa Pirajuí nos anos 1970, não é mesmo?
Messias José Rodrigues
08/07/2020 — 15:14
VELHOS TEMPOS BELOS DIAS.