Foi você quem me fez assim

Raro vídeo em cores da Pirajuí antiga nos anos 40

O vídeo que está nesse post, que mostra a Pirajuí antiga nos anos 40, encheu meu peito de emoção.

É uma produção raríssima, distribuído pela então Cooperativa Cinematográfica Brasileira, a obra é de uma riqueza de detalhes impressionantes.

Mostra uma Pirajuí antiga, elegante e promissora. As imagens foram coloridas digitalmente por um verdadeiro artista, identificado na legenda apenas pelo seu e-mail: marcelocoi@hotmail.com (esse cara merece os parabéns).

Um vídeo maravilhoso sobre a Pirajuí antiga

As filmagens mostram, primeiramente, pontos-chave do município, Prefeitura, Igreja Matriz de São Sebastião, o prédio de um banco onde hoje está o Calçados Estrela, na esquina da Rua 7 de Setembro (é impressionante como está idêntica essa construção).

Depois, o destaque é para o Parque Clube de Pirajuí, com imagens da sociedade local praticando tênis, garotas jogando basquete e uma rapaziada dando aquele mergulho na “piscina antiga”.

Em seguida, o destaque vai para a produção rural: o ouro verde! As plantações, os terreiros e os armazéns do café são destacados.

Por fim, lindas jovens da sociedade local, aplaudidas pelos galãs da época, participam da eleição da Rainha do Café. Infelizmente, não há nomes ou identificações no vídeo. Se você conseguir identificar alguém, comente aqui, por favor!

As imagens são da década de 1940 – arriscaria dizer que na primeira metade, pois, em determinado momento, o animado narrador fala que o café de Pirajuí abastecia a tropa dos aliados na Segunda Guerra Mundial.

O destaque para Pirajuí vai até o tempo de 6 min. e 50 seg., aproximadamente!

Assista e se emocione!!! (Quando recebi esse vídeo pelo meu amigo Evandro Bromati, quase chorei!!)

« »