Foi você quem me fez assim

Chitãozinho & Xororó e Pirajuí: dois causos

Pelo que eu saiba, a dupla sertaneja Chitãozinho & Xororó já esteve ao menos em duas ocasiões em Pirajuí. Uma eu assisti, nos ombros de meu pai – foi um show no Posto Andrade, creio eu (me corrijam nos comentários se eu estiver errado). Pelos meus cálculos isso aconteceu em 1987, ou seja, eles já haviam lançado Fio de Cabelo e já rumavam para o sucesso nacional.

A segunda ocasião foi na década de 1970, época em que as duplas caipiras se apresentavam em circos. Meu tio e editor Venâncio, à época solteiro, morava provisoriamente em um pequeno hotel, na verdade, um pensionato pertencente à família Diotti, localizado no segundo andar da esquina entre a Rua 13 de Maio e a Avenida Fundador João Justino da Silva (pelo amor de Deus, me corrijam se eu estiver errado, novamente).

Em um final de semana, cansado após o trabalho, meu tio voltou para sua pousada, para repousar. Chegando no local, notou um Corcel I, verde, todo diferente (até hoje, em Pirajuí, nós sabemos quando o carro é do pessoal de fora da cidade). Entrou no seu quarto e viu que a porta estava entreaberta… Estranhou, mas, mesmo assim, entrou no recinto.

Um susto!

Dois jovens, cabeludos, com botas, chapéu e blusas de franjas, deitados e dormindo, cada um em sua beliche. Ele até foi reclamar na recepção para saber o que tinha acontecido e parece que foi um mal entendido. Mas ele percebeu que os artistas estavam repousando para fazer mais um show. Entendeu o lado deles e deixou passar.

Hoje, praticamente 45 anos depois desse início de carreira, o Venâncio pode se orgulhar e dizer que fez parte da trajetória de sucessos de Chitãozinho & Xororó.

*

Sobre o assunto, tive o imenso prazer de entrevistar a dupla para essa reportagem do site Noisey.

Clique AQUI e conheça essas e outras histórias sobre Chitãozinho & Xororó.

« »