O cara não pode estar batendo muito bem das ideias para encarar uma saída para compras na Rua Santa Efigênia (vou escrever com E mesmo e se você acha que é Ifigênia, mentalize como se estivesse escrito com I) em pleno 23 de dezembro, não é mesmo?
Mas como aqui é Deus no Comando, tomei um metrô e fui para a tradicional rua de comércio eletrônico, antenas, aparelhagem de som e afins no Centro de São Paulo.

O que fui fazer lá não vem ao caso. Mas é só mutreta, te garanto. Porém, o que mais me impressionou nesse passeio – e é o que trago para vocês neste episódio do Homem Benigno – foi o inusitado mural produzido na vitrine de uma loja de games na Rua Santa Efigênia.
Somando cada pedacinho do que estava ali apresentado, não consegui encontrar definição melhor que: UM ALTAR AOS DEUSES DOS VIDEOGAMES.
Os caras simplesmente juntaram uma pá de consoles (pronuncia-se cônsole) das antigas e montaram, ali mesmo, “a história dos videogames”. Um adesivo ao fundo, amplamente ilustrado, traz o nome do produto e as datas de criação e término de fabricação – há também aqueles que permanecem no mercado e, ainda, os que foram “revividos” recentemente.

Fiz umas fotos toscas para esse post e, em seguida, levei um lero com o Ronnie, funcionário da loja. Ele confirmou que o mural é uma atração e tanto na galeria e tem sido responsável para que o box deles se destaque entre tantos outros no universo daquela rua.
Um fato interessante é que a Games Evolution ainda vende muitos desses consoles das antigas. Entre as telas que pipocavam cenas dos novíssimos The Last Guardian (PS4) e Watch Dogs 2 (PS4 e XOne), lá estava um sincero Super Mario World em um SNes prontinho para ser vendido. Me deu até vontade de chorar, mas aí pensei que um homem na minha idade devia estar é procurando um terreno para carpir ao invés de se emocionar com o saudosismo do entretenimento eletrônico.

O Ronnie disse que ainda ontem (22), havia aparecido por lá um Nintendo 64, que foi prontamente arrematado por uma tiazinha por 350 Michéis Têmeres. E ele disse que, vira e mexe, aparecem produtos das antigas por lá – eles têm cartuchos, controles e acessórios dessa época boa que indica o quanto estamos velhos e desistindo em cima da hora de compromissos na sexta-feira à noite.

Achei muito foda essa iniciativa que mexe bem no fundo do coração dos amantes dos videogames. Diante daquela vitrine, você se lembra de vários episódios da sua vida e daqueles lançamentos malucos dos quais as revistas tanto falavam – mas que não duraram nem três anos, eram uma bomba.
No final perguntei algo sobre VR, mas os caras da loja disseram que no Brasil, ainda, a realidade virtual está em baixa e que com o passar do tempo devem surgir novos títulos no segmento. Mal sabia ele que o que eu havia perguntado era, na verdade, se na lanchonete da galeria aceitavam Vale Refeição.

Games Evolution
R. Aurora, 200 – Rua Santa Efigênia, São Paulo – SP, 01207-000
Leia também, sobre games: