Para ser bem sincero com vocês, pouco sei sobre esse fantástico show do Roberto Carlos em Pirajuí que aconteceu em meados da década de 70 – não sei nem ao certo qual foi o ano, ou mesmo o local onde aconteceu, teria sido no Gigantão?
Aliás, não sabia! Graças aos sensacionais leitores do Homem Benigno, ao que tudo indica, foi um show beneficente, realizado no dia 27 de outubro de 1974 (muito obrigado à leitora Lourdes Aparecida Franco) – e que, literalmente, parou Pirajuí! Realizado no Campão! O Estádio Municipal Francisco Nazareth Rocha.
Inclusive, se você participou dessa lendária apresentação, por favor conte sua história nos comentários do post e fique tranquilo que não vamos revelar a sua idade.
Essas fotos maravilhosas que estampam a postagem são do site do Pirajuí Center Hotel, estabelecimento que funciona bem no coração da cidade desde os anos 1940. A Rio do Peixe Dourado não é nenhuma cidade do Cairo em suas proporções, mas é inegável que a localização desse hotel não poderia ser mais central.
Para ilustrar as atrações e a história do hotel, os proprietários fizeram essa postagem com as raridades do show do Roberto Carlos em Pirajuí.
Roberto Carlos em Pirajuí: visual hippie e frisson nas ruas
As imagens mostram o Rei Roberto em um visual bem distante do homem de terno claro, cabelo mullet e aquelas ombreiras no paletó. O Roberto Carlos em Pirajuí foi uma figura mais hippie, quase rockeira: cabeleira, medalha no pescoço, óculos escuros em ambientes fechados, como dita a regra dos popstars.
Nas fotos é possível ver os populares na calçada da Rua João Justino da Silva, em meio aos Fuscas na época.
Interessante notar a forte presença policial ao lado do músico, fazendo a segurança. Em duas imagens (uma delas, inclusive, não está na seleção), é possível ver o Tenente Dib (1927 – 2007), figura muito conhecida na história de Pirajuí.
Entrevista com o tenente dib
Desde a infância tive uma proximidade muito grande com o 2º Tenente Alfredo Dib Mereb. Natural de Brodowski (SP), assumiu um cargo de sargento em Pirajuí no ano de 1973.
Ou seja, mal chegou na cidade e já teve que encarar a logística do show do Roberto Carlos em Pirajuí.
Se aposentou em 1988 e pela city ficou até o fim da vida, curtindo sua família e seus maiores hobbies: caça e pesca. Por falar em família, a proximidade com o Dib vem de minha amizade de infância com seu filho Samir – ele mesmo, da D20 Burguer.
Em 2001, eu e o meu primo Leo Cipriani entrevistamos o Dib para uma reportagem nos primórdios da internet em que ouvimos histórias de pessoas ligadas à área da segurança pública no passado da cidade (falamos com o Zé da Lei e o policial Zanirato também, um dia publico essas outras histórias).
Foi bem legal o papo que tivemos com o Dib, aqui vão alguns trechos da conversa:
Qual a principal diferença em lidar com os jovens daquela época e os de hoje?
A juventude da época pensava de um modo completamente diferente. Mesmo mantendo uma certa rebeldia, possuíam um certo respeito as suas responsabilidades e também à autoridade, o que fazia do trabalho de lidar com jovens algo mais fácil naquela época. O jovem de hoje confunde liberdade com libertinagem.
Qual a situação de maior risco já vivida pelo Senhor na profissão?
Tive o pulmão esquerdo perfurado por um tiro de 38, 4 costelas fraturadas, em suma fui ferido oito vezes em serviço. A mais perigosa foi em Agudos, numa situação covarde de um pistoleiro com uma ficha total de mais de trinta homicídios.
Qual a cena de maior emoção neste tempo todo de trabalho?
A grande emoção de minha vida foi uma homenagem que tive em Bauru por mais de duas mil crianças e adolescentes, do Colégio São José.
*
São histórias e histórias! Repito: se você estava no show do Roberto Carlos em Pirajuí, conte para nós sua história também!
Fotos: Pirajuí Center Hotel
Foto do Dib em 2001: Leonardo Cipriani
Gostou?
Quer saber mais de Pirajuí?
Clique aqui e confira nosso espaço dedicado aos Capítulos Pirajuienses!
MARIA APARECIDA PAGLACCI
25/07/2017 — 00:06
Sempre fui muito fã do Roberto Carlos. Estive neste show, salvo engano foi no Estádio de futebol Francisco Nazaré Rocha. O interessante é que mesmo sendo de uma família muito pobre, minha mãe fez questão de me proporcionar esta alegria. O conjunto que o acompanhava era o RC 7. Hoje tenho a felicidade de dizer que já assisti várias vezes, mas continuo muito fã.
Sargento Dib, lembro também. Ele e o Ditao 7 dedos, não nos deixavam na rua depois das 22 horas !
Maria Aparecida
25/07/2017 — 01:40
Eu fui.Me parece que em outubro de 1974.No Estádio de Futebol Francisco Nazaré Rocha,nosso Campão.Acompanhado do RC 7.Foi m marco em minha vida,pois era e sou muito fã.Embora de classe baixa, minha mãe deixou algumas prioridades da casa,para me proporcionar essa alegria.Agora posso dizer que já fui em vários shows, mas esse teve um sabor de sacrifício, por parte dos meus pais.Foi o melhor.
Sargento Dib,quem viveu em Pirajuí nesta época se lembra dele,pois depois das 22 horas na rua, ele parava, dava bronca e levava pra casa, não era fraco, não! Ele e o Ditão Sete dedo.
Jose Antônio ( TESTINHA )
25/07/2017 — 14:25
Esse show do Roberto Carlos , aconteceu no estádio municipal, o ano não me lembro se não estou enganado, o palco foi montado na arquibancada coberta
funcionário Marcelo
25/07/2017 — 15:53
Obrigado pela leitura, José Antônio!
funcionário Marcelo
25/07/2017 — 15:53
obrigado pela leitura e os detalhes, Cida!
Raul bele junior
25/07/2017 — 19:22
EU fui ,foi no campao me recordo bem alem de ser crianca na epoca . sargemto dib amigo protetor ,sempre ajudando ,faz fauta ,ditao sete dedo terror da mulecada nao podia ver a gente que corria atrais, MAS tambem a gente era terrivel .KKK tempo bom .saudades
funcionário Marcelo
25/07/2017 — 21:41
Certamente, momentos inesquecíveis, Raul! Obrigado pela leitura!
Marilda
25/07/2017 — 23:24
Eu tinha 7 anos e estava na casa dos avós paterno bem próximo do campão . A saudade bateu.
Heliane
26/07/2017 — 05:57
Eu fui mas não me lembro de ter sido em 74! Tinha mt gente do lado de fora que não podia pagar e ele disse que não começaria o show se todos não pudessem entrar, por esse gesto bonito comecei a gostar dele.
funcionário Marcelo
26/07/2017 — 17:45
Que bela história! Muito humano da parte dele, não é mesmo?
funcionário Marcelo
26/07/2017 — 17:46
Que bom Marilda! São grandes momentos! Obrigado pela leitura!
MARIA G R.SUAIDEN -esposa
27/07/2017 — 20:15
Talvez tenham esquecido Mas, ROBERTO CARLOS desceu de avião num campo que existia na então Fazenda Santa Guilhermina – Pirajuí antes de ir para o seu show no “Gigantão”, onde foi recepcionado pelo proprietário FAISAL SUAIDEN e irmãs. Mais tarde, durante a apresentação do cantor, Roberto Carlos, FAISAL, vendo pessoas do lado de fora sem condições para pagar, foi até a bilheteria e PAGOU os ingressos num ato de bondade. Acontecimento muito importante que deixaram de mencionar. Aqui fica o total esclarecimento.
funcionário Marcelo
28/07/2017 — 17:30
Que detalhes maravilhosos Maria! De fato foi um evento INESQUECÍVEL! Obrigado pela leitura!
Vida Nova
03/11/2017 — 23:13
Mensagem do Dia
Quando nos comprometemos com o melhor de nós mesmos só coisas boas acontecem e o êxito é inevitável. Tem coisa melhor do que ir dormir com a sensação de dever cumprido e motivado para acordar no outro dia e fazer ainda mais e melhor do que fez hoje?
Quando você aprende a gostar do que faz e encara aquilo como um projeto de vida, como algo que te traz, além da realização profissional, a sua realização íntima e pessoal, tudo fica mais fácil, mais leve e até mais divertido de fazer, mesmo em frente aos problemas e adversidades – que existem para todos e em todas as áreas de atuação.
Você só precisa encontrar a motivação dentro de você e mantê-la viva, pulsante, não importa o que acontecer. Porque é a força do trabalho que impulsiona o homem para suas maiores conquistas.
Gislene Yoshinaga
23/02/2018 — 22:25
Nessa foto tem também o policial Edy Roberto Alves, o Didi e o então Cabo da Polícia Militar, Cabo Zanirato. Meu pai também fez guarda para ele, mas não está na foto.
funcionário Marcelo
23/02/2018 — 22:30
Oi Gislene!
Obrigado pelas informações: nós também temos entrevistas tanto com o Didi quanto com o saudoso Orlando Zanirato, vamos publicar em breve!
luiz ramão de souza
24/07/2018 — 17:24
meus amigos pirajuinsse, eu q. fis a cobertura fotografica deste grande evento q. nos foi proporcionado com a apresentação deste grande idolo q. por sinal ficou como o REI da jovem guarda, q devemos agradecer ao Sr. Waldemar pfeifer e Dna Neves q. não mediram esforços para realisar este grande evento, o Rei veio com avião q pousou na fasenda Sta Guilhermina propriedade do Sr Faisal Suaiden onde foi recepcionado e foi para o pirajui hotel acompanhado de um grande cortejo de veiculos e pirajuinsses e a noite promoveu um grande shou no estadio de futebol q. ficou lotado, eu devo ter quardado ainda os negativos destas reliquias fotograficas e tbm de tudo q. fotografei durante os anos de 1968 a 1976 como casamentos, aniversarios etc……
funcionário Marcelo
24/07/2018 — 18:53
Obrigado pela leitura e pelos comentários Luizinho!
Samir
24/06/2019 — 00:55
Obrigado pela homenagem Marcelo 😉
funcionário Marcelo
24/06/2019 — 17:24
saudades dessa figura inesquecível, meu amigo! vlw
Antônio Eduardo dos Santos
24/06/2019 — 17:57
A vinda do Roberto Carlos foi exatamente como Maria da Graça Suaiden e o fotógrafo Luiz Ramão de Souza escreveram para a publicação. Estivemos eu minha concunhada e filhas a convite de uma das irmãs do Faical na chegada dele na fazenda vindo de avião. Muito simpático beijou as duas sobrinhas e mãe. Foi um alvoroço incrível esta chegada. O show foi no campo do Atlético . E realmente o Faixa pagou o ingresso de uma porção de gente…generoso como era….e que belo show…
claudio
24/06/2019 — 18:56
Na foto onde mostra o Ten. Dib, fazendo a segurança, podemos ver a direita do RC, (perdoem não sei dizer a patente dos mesmo) Zanirato e Didi.
No show RC uso calça boca de sino em veludo azul, colete da mesma cor, camisa com manga boca de sino e babados na cor branca. Se não me fala a memoria a musica que deu abertura ao show foi “Se Você Pensa”. Sem contar com a habilidade, a destreza e habilidade dos musicas da “CR7” a época.
Osmar
26/06/2019 — 01:36
Adorei a materia e os comentarios. Parabéns !
Maria de Lourdes Mereb Petri
26/06/2019 — 10:34
Eu amei poder ler essa publicação de minha prima Zoraia Dib, sou super hiper fã do rei Roberto Carlos, amo ler tudo sobre ele!! Que exemplo de homem era sargento Dib!! Amei tudo isso!!
Luciano
19/07/2019 — 22:21
Não sou de Pirajuí, sou de Linhares no Estado do Espirito Santo, atualmente vivo em Belém do Pará, e achei esta história muito linda pena que nessa época eu era só um bebê pois nasci em outubro 1973. Gosto muito destas fotos e imagens dos anos 70, pois acho a estética dessa época muito bonita.
celso roberto de oliveira
04/09/2019 — 14:04
morava em pirajuí nesta época bons momentos de minha juventude.
se tiver alguma foto ou reportagem da banda marcial,pode pubicar
pois fiz parte da mesma quando foi vice campeã do estado.
grato.
funcionário Marcelo
04/09/2019 — 17:32
obrigado pela leitura, Celso.
sobre a banda, temos dois artigos:
1. Sobre a vida do maestro Sadir Marlowe –> http://homembenigno.com.br/2018/11/12/sadir-marlowe/
2. Sobre a vida do ex-diretor da fanfarra, Oity de Macedo –> http://homembenigno.com.br/2019/08/13/oity-de-macedo/
Espero que goste! Obrigado 🙂
Osvaldo Belini
31/03/2020 — 12:29
Tive o prazer de trabalhar e tocar na banda com o Oity,sujeito excepcional acho tambem que todo pessoal da época tocou na banda SAUDADES e um abraço.
funcionário Marcelo
08/04/2020 — 14:57
Grande Oity!
JANDERSON
08/11/2020 — 00:01
Que linda historia, e por estas e outras que ele ganhou o nome de REI
Maria Silvia de Souza Ribeiro.
20/04/2021 — 12:07
A vinda do Roberto Carlos foi um show beneficente , organizado pelo Rotary Clube de Pirajuí , com o apoio da Prefeitura. Naquela época o Rotary era muito ativo e fazia várias campanhas. A primeira viatura de Pirajuí , foi doada pelo Rotary através de uma rifa de um carro. Onde estão os antigos rotarianos que não dizem nada ? Voltando ao show , nós , as rotarianas ,que decoramos o quarto do hotel onde ele ficou. Flores , as toalhas , as bebidas e alguns petiscos. Foi tudo muito lindo e inesquecível !!!! Obrigada Homem Benigno por você estar sempre trazendo acontecimentos da antiga Pirajuí , fazendo as novas gerações conhecerem um pouco dos nossos Anos Dourados.
Miguel Gomes Filho
22/04/2021 — 00:08
Eu vi esse show de cima da árvore e nunca me esqueci
funcionário Marcelo
27/04/2021 — 22:44
Obrigado pela leitura de sempre, Maria Silvia!
Luis Carlos Fernandes
10/04/2022 — 16:45
Ei tinha sete anos na época, e morava a dois quarteirões do estádio! Estava em frente de casa, quando um vizinho disse que tinham aberto os portões, próximo ao final do show! Corri até lá, e era verdade!! Pude ainda assistir à última música!
José Carlos Cipriani
10/04/2022 — 23:07
Bem na frente do carro de onde desceu Roberto Carlos , em primeiro plano, não será o padre Godofredo?
Herbert
29/05/2022 — 00:04
O MELHOR E MAIOR CANTOR DO PLANETA.
ÚNICO
PRA SEMPRE.
INESQUECÍVEL
INSUBSTITUÍVEL
INCOMPARÁVEL
INIMITÁVEL
funcionário Marcelo
14/07/2022 — 20:23
obrigado Herbert!!!
funcionário Marcelo
14/07/2022 — 20:24
Identificaram como sendo os proprietários do hotel Pirajuí, Zé
funcionário Marcelo
14/07/2022 — 20:24
Sensacional, Luis Carlos!!!!