Esse post foi feito, originalmente, quando Pirajuí completou 100 anos dia 29/3/2015. Agora, atualizamos algumas informações e outros nomes na lista!
Apesar de pequenina, nossa terrinha fez parte da vida de personagens de destaque nacional e internacional – o Homem Benigno mostra alguns deles:
1. Tito Madi
Um dos precursores da Bossa Nova, é nosso filho mais ilustre. Nasceu no distrito de Santo Antônio da Estiva (naquela época chamada Estiva Grande). Saiu muito jovem e foi para São Paulo, tentar a vida como cantor. Mas foi no Rio de Janeiro que alcançou o sucesso, com hits como Balanço Zona Sul, Não Diga Não e Chove Lá Fora, que foi regravada em inglês pelo The Platters. Seu estilo é o samba canção, uma balada romântica carregada de sentimento, em suas letras a solidão é vivida com fatalidade. No final dos anos 50, recebeu uma medalha de melhor compositor do ano por Juscelino Kubistcheck. Apesar do forte vínculo com a cidade, Tito passou décadas sem visitar o município, uma reaproximação aconteceu no início dos anos 2000, por iniciativa do Executivo, Legislativo municipal e o semanário O Alfinete. O músico mora no Rio de Janeiro e, aos 85 anos, acaba de lançar disco novo. Tito dividiu apê com João Gilberto no passado, brigaram e o pirajuiense recebeu um golpe de violão na cabeça. Roberto Carlos é um grande admirador de sua obra.
Fizemos um vídeo exclusivo com Tito, no ano passado. Assista!
2. Airton Soares
O advogado foi Deputado Federal em três mandatos. Foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT) que viria a afastá-lo da legenda em 1985, por ter declarado voto em Tancredo Neves. Mais tarde, nos anos 2000, o partido pediria sua volta – tanto Lula quanto José Genoíno foram contrários a sua saída. Foi um forte combatente pelos direitos humanos no crítico período da Ditadura Militar. É comentarista de um telejornal da TV Cultura e tem escritório em São Paulo – é visto com frequência pelas ruas de Pirajuí city.
3. Zélia Cardoso de Mello
Foi Ministra da Economia do Governo Collor e casada com o humorista Chico Anysio. A economista não nasceu em Pirajuí mas possui fortes vínculos com a cidade – sua família ainda reside no município. Vive em Nova York desde o final da década 1990.
4. Carmem Mayrink Veiga
A pioneira socialite nasceu em Pirajuí, filha de rica família cafeeira. Foi eleita uma das mulheres mais elegantes do País na década de 1950. Elogiada por Truman Capote, é citada na biografia de Yvens Saint Laurent. Esteve em grandes eventos da sociedade nacional e internacional, amiga dos grandes estilistas, clicada pelos principais fotógrafos. Vive no Rio de Janeiro, aos 85 anos.
Atualização: Carmem Mayrink nos deixou em 3 de Dezembro de 2017. Sua morte causou comoção nacional.
5. Percival de Souza
O comentarista de segurança pública da TV Record, sempre atento às alfinetadas do âncora Marcelo Rezende, não nasceu em Pirajuí. Porém, durante a infância mudou-se com os pais para a terrinha, época em que estudou na EE Olavo Bilac. Na entrada do colégio há, inclusive, uma placa em honra ao mérito pela sua breve passagem. De Pira, partiria com a família para a capital, onde mais tarde ajudaria a fundar o Jornal da Tarde.
6. Picolé (José Manoel Ricardo)
Foi atacante do Palmeiras entre 1976 e 1979, também esteve nos gramados pelo Noroeste, Puebla (México), Atlético Paranaense e Portuguesa Santista. Vestiu a camisa verde amarela pela Seleção Brasileira Sub-23 para o pré-olímpico disputado em 1976. Vive em Curitiba e ao que me consta, ainda hoje atua no mercado do futebol. Jogou muita bola, mas nas ruas de Pirajuí comenta-se que seu irmão também era craque.
Temos a honra de ter o GRANDE Picolé como leitor e assíduo comentarista dos posts deste Homem Benigno.
7. Dr. Zé Pedro da Silva
Nascido na Fazenda da Faca, o cardiologista de origem humilde foi o primeiro cirurgião da América Latina a realizar com sucesso o transplante de coração e pulmão em bloco. Foi pioneiro também no transplante de dois corações (heterotópico) no Brasil. É responsável por inovações na cirurgia cardíaca de crianças. Doutor pela USP, tem formação internacional com passagens em Ohio, Boston e Stanford, nos EUA.
8. Pedro “Ballon” Simensatto
Um dos grandes nomes da atualidade, manda bem no Fifa 2015 e GTA V, ambos para XboxOne. É exímio tratorista, com especialidade nas mini máquinas do modelo bobcat. Apaixonado pela vida, pela família, cerveja e a cidade de Garça-SP.
9. Naum Alves de Souza
Diretor, autor, cronista, cenógrafo e figurinista. Um grande nome da tevê e teatro brasileiros, tem em seu extenso currículo produções como a versão brazuca de Vila Sésamo – criou e confeccionou personagens como Gugu e Garibaldo. Fez livros, peças e outros tantos programas de tevê. Vive em São Paulo.
Naum faleceu dia 9 de abril de 2016. Artistas de vários segmentos prestaram homenagens ao gênio criador pirajuiense.
Veja também:
10. Maria Zilda Gamba Natel
Casada com o ex-governador Laudo Natel (o casório foi em Pirajuí) foi primeira dama do Estado entre 1971 e 1975. Seu trabalho filantrópico, com foco nos problemas sociais e doentes pobres rendem-lhe, ainda hoje, constantes homenagens e menções no interior e capital. O namoro com Maria Zilda, fez com que Laudo, que era de São Manuel, sempre estivesse pela cidade, ocasião em que ajudou a fundar o jornal A Vanguarda. Sua companheira partiu antes, morreu em 2002, em São Paulo.
11. Arnaldo Lorençato
Em seu blog badalado, suas redes sociais, na Veja São Paulo, onde é editor-chefe, na Band TV, durante o sucesso MasterChef Brasil ou na Rádio CBN.
Arnaldo Lorençato é um talento onipresente na mídia brasileira. O pirajuiense foi chamado recentemente de “o grande crítico de restaurantes da cidade de São Paulo” (olha que não são poucos hein) e é um dos maiores nomes do jornalismo setorial do Brasil.
Lorençato deixou sua assinatura na crítica gastronômica brasileira – mais que isso, TATUOU seu nome nesse tão disputado segmento. O jornalista ainda encontra tempo para dar aulas na Universidade Presbiteriana Mackenzie.
12. Claudinei Quirino
O medalhista olímpico Claudinei Quirino perdeu sua mãe quando ele era um bebê de dois anos de idade. Após o ocorrido, ele e seu irmão mais velho foram viver na extinta Casa do Garoto, em Pirajuí.
Recorda-se com carinho da figura do saudoso Padre Godofredo. Em entrevista ao Jornal da Cidade de Bauru, Quirino declarou: “Foi uma das pessoas que me deram oportunidade e me direcionaram no caminho do bem. Só tenho a agradecer. Mas nem sei o que fazer. Me dá vontade de chorar”.
Natural de Lençóis Paulista, quando retornou a cidade, indicou sua carreira como atleta. E que carreira! Foi prata (que virou ouro) nas Olimpíadas de Sydney, ganhou os 200m no Mundial de Sevilha, na Espanha e venceu o IAAF Grand Prix Final, em Munique, Alemanha – entre outros títulos.
Parabéns Pirajuí, pelos seus 103 anos!!!
A foto maravilhosa da abertura do post é do nosso grande fotógrafo Newton Oliveira
Leonardo Rapini
28/03/2015 — 21:46
Faltou …DR.Jorge Meirelles Da Rocha…,Dr. Dino Rinaldi…Prof(a) Maud Pires Arruda…Prof(a) Yola Da Costa Manso…
Maria de Fátima
28/03/2015 — 22:14
e o Mário Prata, escritor e também autor de novelas, ele não é??? na novela “Estúpido Cupido” citava Pirajuí…
VI QUE MUITOS NASCERAM AQUI E PARTIRAM PARA CIDADES GRANDES. CREIO QUE FORAM BEM RECEBIDOS LÁ, POIS ESTÃO LÁ ATÉ HOJE. QUANDO UM PAULISTA OU OUTRA PESSOA VEM DE OUTRO ESTADO, NÃO SÃO TRATADAS DO JEITO QUE ELAS SÃO TRATADAS NA CIDADE GRANDE, AQUI J
28/03/2015 — 22:15
Fica ai minha indignação
Luiz Emilio Berbel
30/03/2015 — 16:26
Também faltou a professora Maria Angélica Marcondes, Pe João Schur,
Fabíola
21/12/2015 — 01:02
João Moraes e Marilú Moraes…
Sérgio
21/12/2015 — 14:09
Quem escreveu essa matéria esta de brincadeira colocando esse Pedro “balon” Simensatto a essa lista nada contra esse rapaz mas oque ele faz de diferente joga video game ate uma crianca faz isso e pra cidade o que ele fez? cada uma que acontece não poderia nem está entre os 1000 imagina entre os 10 kkk será que ele e autor da matéria ?
Alexandre
29/03/2016 — 12:51
Parabéns, Pirajuí!
funcionário Marcelo
30/03/2016 — 15:09
obrigado, AMIGO!
vagner de almeida
29/01/2017 — 01:18
alguem ai de pirajui, poderia pesquisa sobre a familia de jose ribeiro de almeida, e ana bernardo de almeida,..obrigado
ALCIDES GONZALES
29/03/2017 — 00:26
Naum, me consta que ja faleceu infelizmente.
Não vi nem li comentários a respeito dele em Pirajui.
ALCIDES GONZALES
29/03/2017 — 00:27
Não vi comentarios a respeito do falecimento do Naum.
funcionário Marcelo
30/03/2017 — 15:26
Oi Alcides, infelizmente, Naum nos deixou. Aqui fizemos uma homenagem http://homembenigno.com.br/2016/04/11/naum-alves-de-souza/
Andersen Luiz de Castro
06/02/2018 — 00:32
Fala pessoal ! Gostaria de parabenizar pelo centenário da minha terrinha que amo muito .
Sou o Andersen que foi colaborador da Rádio Pirajuí ZYT6 1520 kHz , ao lado de Osires Neves , no jornal O Correio de Pirajuí , e também no Cine São Salvador, como você vê , os bons tempos não morrem , eles estão vivos em nossos corações. E ainda sou sim o discofilo de sempre , com a vinilzada , os CDs ,os DVDs , e agora as plataformas digitais ,pois quem foi majestade , sempre será rei, é o que me fortalece sendo um velho rapaz sessentão . Abraços a todos .
funcionário Marcelo
06/02/2018 — 13:18
Oi Andersen! Obrigado pelo comentário e a leitura!
Onde você vive atualmente? Possui alguma fotografia da Rádio, do Correio ou do Cine São Salvador para compartilhar com a gente?
Se sim pode enviar no e-mail marceloindaniel@gmail.com – muito obrigado!
Luís Antonio Padovani
25/03/2018 — 15:39
Uma pequena cidade com grandes personalidades.
funcionário Marcelo
29/03/2018 — 17:19
VIVA PIRAJUÍ!!!
José Manoel Ricardo
30/03/2018 — 01:27
Queria agradecer a lembrança, e dizer me sinto honrado em estar juntos destas personalidades, e agradecer a Deus pelo dom que recebi, e como joguei bola, corri, comi goiabas, chupei mangas, nadei nas cachoeiras , enfim, foi uma infância simplesmente feliz, com família, amigos e sonhos, alguns realizados e outros , que ainda os sonhos com esperança de realizá-los. Pirajuí, impossível esquece-lo. Abraço fraternal.
funcionário Marcelo
11/05/2018 — 21:49
Obrigado, GRANDE Picolé! Sempre uma honra tê-lo por aqui no blog!
abs
Newton Camilo
12/05/2018 — 00:34
Só quem viveu em nossa terra será capaz de entender o que ela nos legou. As pessoas, os professores, o ambiente que exalava cultura. Isso e muito mais conforma o grande apreço que mantemos por nossa inesquecível cidade.
ALCIDES GONZALES
18/05/2018 — 13:28
Maria de Fátima
Até onde eu sei Mário Prata nasceu em Uberaba M.G
funcionário Marcelo
28/05/2018 — 22:15
Com toda certeza, Newton! Assinamos em baixo 100% 🙂
Sandra Regina Silva
06/06/2018 — 21:16
Interessante saber que o jornalista Percival de Sousa morou em Pirajuí…quando fui foca no Jornal da Tarde, eu observava, como todo jornalista inexperiente, a rotina dos repórteres especiais e mais experientes…entre eles o repórter especial de polícia Percival..
funcionário Marcelo
07/06/2018 — 17:39
Legal né, Sandroca!
Ele teve passagens de sua infância na terrinha! <3
Francielle Joyce da Silva
20/06/2018 — 19:35
Estou a procura de meus tios me chamo Francielle meu pai faleceu em 2017 ele nasceu Pirajuí nasceu em 25/07/1955 quem puder divulgar em mais páginas de Pirajuí eu agradeço muito
funcionário Marcelo
20/06/2018 — 20:06
oi Francielle
Se possível nos forneça mais informações:
√ Qual era o nome do seu pai
√ Ele tinha algum apelido
√ Qual o nome dos seus tios
Daí podemos ajudar na pesquisa!
Obrigado pela leitura!
Marcos
28/06/2018 — 02:34
O camarada la em cima falar k faltou o Dr Dino kkk ta de brincadeira. Né. A matéria fala de pessoas conhecidas fora de Pirajui. E outra coisa Pieajui teve esposa governo , deputado federal e esses camaradas nao fizeram nada nada nada e nada pela cidade. Isso é uma vergonha, eu tive k sair dai aos 19 por falta de emprego. Hoje melhorou um pouco. Mas não da mais p voltar.
Rosemary Teresinha Duarte
27/09/2018 — 23:02
Francielle
Vc não respondeu as perguntas feitas pra vc!!!
Até eu fiquei curiosa
Meu nome é José Maria Santana
08/11/2018 — 00:01
Sou de Pirajuí nasci aí nesta cidade o meu primo foi prefeito de Pirajuí Rua Euclides Ferraz de Camargo mais conhecido como Negrito então eu gostaria de citar e a família Camargo e a família Santana eram aí de Pirajuí meu pai chamava-se dorcelino José Santana
funcionário Marcelo
08/11/2018 — 19:31
Obrigado pela leitura, José Maria! Fui amigo e admirador do Neguito! Inclusive em breve pretendo fazer uma homenagem a ele aqui no blog. Será um prazer citar sua família, obrigado.
João Vicente Elorza Prado
04/08/2019 — 20:15
Não nasci em Pirajuí mas meus pais e irmãos sim. Meu avô foi Vicente de Souza Prado, fazendeiro português que fez fortuna por aí. Durante alguns anos ia com frequência a Pirajuí pois administrava a fazenda de nossa família, a Capituva. Ainda tenho tio, tias, primos na cidade, tanto da família Elorza de minha mãe como a Prado de meu pai. Parabéns pelo Blog, saudades de Pirajui!
funcionário Marcelo
05/08/2019 — 21:58
Que interessante, João Vicente! Tenho amigos da família Elorza em Pirajuí, Londrina (PR) e São Paulo capital.
João Vicente Elorza Prado
06/08/2019 — 03:28
Que legal! Todos meus parentes, de Londrina deve ser a Ilka…
funcionário Marcelo
13/08/2019 — 00:10
Sim sim! A Ilka, a Thelma o Zé, filho dela, que é meu contemporâneo – aqui escrevemos sobre o site dela http://homembenigno.com.br/2019/02/16/jornalista-de-pirajui-o-londrinense/
luiz ramão de souza
29/03/2020 — 15:28
airton, sou mais o anibal hamam, tito sou mais o tambau, pois o tito nos anos 60 se recusou a representar pirajui no programa do silvio santos ( cidade x cidade) onde pirajui venceu novo horisonte.
Antonio Augusto
29/03/2020 — 19:12
Faltou o Sr Basilio Altran pioneiro na imprensa escrita em Pirajui
funcionário Marcelo
08/04/2020 — 14:56
Grande Tamba! Já leu nosso artigo sobre ele, Luiz? Obrigado pela leitura!
funcionário Marcelo
08/04/2020 — 14:57
Grande Basílio! Já leu nosso artigo da entrevista dele com o Ulysses Guimarães, Antonio? Obrigado pela leitura!
Erothides pires de moraes jr
20/09/2020 — 10:13
faltou um monte de gente. Por exemplo a profa. diola cida conti maria angelica maudi o duda os jogadores do grande pirajui ac como Elias (grissa) Samir Rubens tonangelo zezinho macale edson egea giripoca lolo e tantos outros. sr. Leo treinador da equipe excelente da policia mirim bem como os jogadores que por ali passaram.
José Maria Santana
27/09/2020 — 18:19
Porque esqueceram da suzamar e nasceu aí em Pirajuí e se formou aí porque que esqueceram do Chico Amado irmão do Xodó que nasceu em Pirajuí meu primo foi prefeito em Pirajuí o negrito Euclides Ferraz de Camargo
funcionário Marcelo
08/10/2020 — 17:49
Obrigado pelas dicas, José Maria! vou pesquisar mais e produzir algo sobre o assunto
Erothides pires de moraes jr
06/03/2021 — 01:04
se possivel coloquem noticis sobre os ex jogadores do Pirajui AC dos anos 60 . Que timaço tinhamos. Lembrando de alguns jogadores como: Rubens e Giripoca (goleiros), tonangelo, baiano, bauer, caito,elias(grissa)edson egea, toninho, samir e aqueles que jogaram em equipes da região como o grande manivela que jogava no reginopolis e o chuvisco que jogou na Usina Miranda, sem contar com a rapaziada que jogava na policia mirim que com o futebol que praticavam poderiam hoje em dia jogar em quaisquer equipes profissionais.
Que saudade da cachoeira, enfim de todos os amigos que ai deixei na época em que trabalhei nas casas Pernambucanas, por exemplo tadeu, julia(irma do pitu),sr mauricio, pedro,norberto ligeiro, o pé na reta (irmão do renato- goleiro da policia mirim, depois jogou no rio claro, até pouco tempo treinador de goleiros da base do rio claro. E o lolo que foi jogar no Londrina. Ah o baratão era um barato. Saudades do Pujol, Dna Iola, Cida. Que saudade da dona Ines (minha primeira professora do primeiro ano). Creio que tive os melhores professores , por exemlo historia Maria Angelica, Matemática Duda, GEografia Dna Iola ah ia me esquecendo do sr. Sergio professor de matematica do quarto ano no grupo escolar Cel Joaquim de toledo Pizza. Muitas saudades. Abraços a todos que compartilharam.
Erothides , tidinho ou mais conhecido como VIGORELLI.
Mônica Trevizani
29/03/2021 — 23:25
Meu pai, Gerson Trevizani, o Duda do Preve, tinha muito orgulho de ter morado toda a infância e a juventude em Pirajui, apesar de ter nascido no sítio em Balbinos. Nós, seus quatro filho, somos nascidos em Pirajui.
funcionário Marcelo
31/03/2021 — 15:27
GRANDE Duda, foi personagem muito importante de minha vida – estudei no Preve, graças a seus descontos, concedidos por sermos pirajuienses.
RICHARD KHOURI
13/04/2021 — 23:10
ESTA HAVENDO ALGUM ENGANO, TITO MADI E MARIA HELENA GUIMARÃES , FORAM HOMENAGEADOS E PRESENTEADOS NO PARQUE CLUB DE PIRAJUÍ NOS ANOS DE 76 E 77, POR INICIATIVA MINHA E COLABORAÇÃO DO MEU DIRETOR SOCIAL.
funcionário Marcelo
27/04/2021 — 22:56
Obrigado pelas lindas memórias!