Em virtude da morte desse grande ícone da música popular-caipira-sertaneja, Zé Rico, ocorrida na triste terça-feira (3/3), nada melhor que discorrer sobre um momento marcante de sua jornada. Com trocentos anos de carreira musical, em 2003 a dupla Milionário & José Rico surpreende ao lançar o álbum Decida!!! (com as exclamações).

No entanto, é dever de todo cidadão brasileiro saber que a música Decida não é de 2003. A letra é de Airo Barcelos, que morreu na véspera do Natal de 2010 – mais detalhes aqui no excelente blog do Piunti. A música é de uma sinceridade que o ouvinte chega a ficar desconfortável no banco do carro, sensação semelhante ao que às vezes rola no programa Esquenta, da Regina Casé, em momentos que parece que todo mundo se conhece ali, menos você.

Gosto particularmente desse trecho: “Seu beijo não tem o mesmo sabor? O seu carinho não me faz dormir? Nem sua quando a gente faz amor?”. É a história de um homem que casou com uma mina em 1982 mas que o casamento já virou farofa.

A música-título do álbum abre a sequência de 14 versões. Assim como o Slayer no disco Undisputed Attitude (1996), tem-se a impressão de que a escolha das canções focaram no underground, não apenas brasileiro, mas da alma de Milionário & José Rico.

Os covers ficaram turbinados com a voz marcante da dupla e sua influência paraguaia, cigana e, a que mais me impressiona, a energia mexicana de suas canções, com metais, ritmo e gritos característicos. É uma obra para se ter e, mais que ouvir, SENTIR. Como diria David Gilmour: “É isso aí AMIGO!”

 

Faixa-a-Faixa

 

1 Decida

2 Moça

3 Você vai ver

Sabe o que o Kurt Cobain fez com The Man Who Sold The World do David Bowie? Então… Não vou nem falar nada. Ouça essa música e depois você me fala. Aliás, me escreve.

 

 

4 Canarinho do peito amarelo

Ouça essa música com uma bebida destilada batizada e um carnê de agência de turismo para pagar e você vai se sentir em férias no México.

 

5 Por que chora a tarde

Sua mãe certamente já chorou ouvindo essa música, na versão original do Antonio Marcos. Sob o ponto de vista de Milionário & José Rico, falo sem medo que é uma das melhores canções em português que conheço, ao lado de Ouro de Tolo (Raul Seixas), Te Espero no Farol (Tomate) e aquela de lavar as mãos do Ra-Tim-Bum.

 

6 Fim de noite

Essa música é um primor. Pode ser ouvida tanto com seu avô, numa sublime troca de experiências sobre a vida plena ou numa fila para pagar a comanda no puteiro.

 

Meu grito

8 Agenda rabiscada

9 Gita

Que me perdoe Raulzito, inclusive nascemos no mesmo dia, mas a transcendental Gita na voz das gargantas de ouro ficou… Tão boa quanto!

10 Coração de luto

11 Milagre da flecha

Ao melhor estilo narrativas à Racionais MC’s a música conta a história de um impiedoso assalto e uma intervenção divina que salvou a vítima da gritante violência brasileira. Acredito ser uma das únicas canções na história da humanidade que usa o termo “arrimo de família”.

 

12 Meu pranto

13 Meu primeiro amor (Lejania)

14 Ancestrais

De temática complexa e pouco explorada no mundo da música pop, essa canção é uma espécie de despedida da vida. O eu-lírico fala de uma nova etapa, pós-morte, com uma pegada da doutrina espírita. Emocionante, é o melhor obituário possível a esse grande guerreiro, símbolo de uma geração. Vai Zé Rico, vá encontrar seu velho pai na mais bonita de todas as moradas!

 


(Vale a pena dar uma olhada no artigo da Desciclopedia sobre o álbum)