por encarregado Mauricio
Atualização: Neste dia 26 de novembro de 2019, registramos o falecimento do personagem Rapadura, do Comando Maluco.
Uma equipe de poderosos guerreiros, escolhidos a dedo para realizar missões que só eles, com impressionantes habilidades, podem cumprir. Não, não estou falando de Esquadrão Suicida, filme baseado nos quadrinhos da DC Comics que será lançado nos cinemas do Brasil em agosto. Tô falando é de Dedé e o Comando Maluco.
Aposto que você nunca tinha parado pra pensar, mas as semelhanças são surpreendentes. O Esquadrão Suicida começa como uma série paralela à Batman, uma união de alguns dos inimigos mais famosos do morcego para formar um excêntrico time de anti-heróis. Já Dedé e o Comando Maluco foi um programa spin-off do lendário humorístico brasileiro A Praça É Nossa. Na série, que foi exibida pelo SBT entre 2005 e 2008, Dedé Santana, ex-Trapalhões e famoso companheiro de Renato Aragão, deu vida a um pelotão de destemidos soldados e contou com o apoio do saudoso peão de boiadeiro rio-pretense e empresário do turismo-de-diversão brasileiro Beto Carrero (que também cedia o principal set de filmagens: seu Beto Carrero World, em Balneário Camboriú, Brazil).
Seriam as semelhanças uma coincidência? Referência criativa? Cópia? O leitor deste Homem Benigno, capacitado como é, tirará suas conclusões baseado neste pequeno comparativo entre alguns dos principais personagens das duas produções.
Comando Maluco ou Esquadrão Suicida?
Rick Flag / General Dedé
Nem vou comentar a evidente aproximação na estética dos dois personagens: postos lado a lado, seria muito fácil confundi-los. Além disso, ambos são líderes firmes e comandam subalternos em missões muito perigosas, trazendo-os pra casa com segurança.
Capitão Bumerangue / Comandante Durão
Quando não está realizando missões com o Esquadrão Suicida, o letal Capitão Bumerangue é um rival feroz do Flash, o homem mais rápido do mundo e ganhador do XII Campeonato de Virada de Refrigerante de Itatinga. Já Comandante Durão, como sua alcunha indica, não leva desaforo pra casa e é um fiel aliado do General Dedé em suas aventuras. Os dois são o pior pesadelo dos seus inimigos – e um alívio para os aliados.
Arlequina / Batatinha
Aparência meiga e serena? Sim. Inteligência fria e calculista? Com certeza. Personalidade complexa e repleta de nuances? Pode apostar. Arlequina, a discípula do Coringa, e Batatinha (ou seria Batatina?), a soldado do Comando Maluco, têm mais em comum do que se pode imaginar.
Pistoleiro / Rapadura
O implacável Floyd Lawton, mais conhecido como Pistoleiro, é um cruel mercenário. Sua habilidade com armas de todos os tipos é seu diferencial. Rapadura não fica atrás e desarma qualquer desafeto usando o poder conhecido como AQUELA CARINHA~~.
BONUS
Os seguintes personagens não fazem parte d’O Comando Maluco, mas a inspiração que eles têm sobre o Esquadrão Suicida é tão evidente que não podem ficar fora deste levantamento.
Crocodilo / Sargento Pincel
O famigerado Sargento Pincel (Sargent Pincel Lonely Hearts Club Band) antagoniza Didi (Renato Aragão) desde tempos imemoriais: alguns registros babilônicos do séc. VI a.C. já apontavam as incansáveis disputas entre os dois. Observar sua imponência e determinação admirável deixa claro que ele é a base para o desenvolvimento do personagem Crocodilo, um corpulento e temível assassino coberto de escamas.
El Diablo / Carmo Dalla Vecchia
Carmo Dalla Vecchia habita uma espécie de dimensão extraplanar, sendo capaz de estar em vários lugares e assumir diversas personas ao mesmo tempo. Segundo relatos, já encarnou uma vasta gama de figuras marcantes como o inesquecível jornalista Zé Bob e o pai enfermo do aviso “Sofrimento” de verso de cigarro. Bom, quem eu estou tentando enganar? Carmo é bem mais interessante do que esse Toninho do Diabo modelo exportação aí.
*
Leia outras comparações do Homem Benigno
Patricia
07/05/2016 — 03:12
Muito bom o artigo! O melhor método de sedução através de somos nós que fazemos, sem crenças limitantes e aprimorando com dicas como essas.
ortciv
29/11/2018 — 22:28
mano ce escreveu errado, o certo é “Dedé e o Comando Maluco”, e não “Comando Maluco do Dedé”
eh isto irmao vlw flw
funcionário Marcelo
06/12/2018 — 20:26
hauhauh porra é vdd
obrigado pelo toque man! mas depois de tanto tempo tem dado tão certo o SEO que não vou mexer. mas deixou aqui registrada sua correção 🙂