Na tarde desta quinta-feira (22), o pirajuiense Wagner Luiz Polito foi homenageado pelo Instituto de Química da Universidade de São Paulo (USP), em São Carlos.

O professor doutor do IQSC recebeu o prêmio por “Excelência em docência de graduação”, entregue em evento no anfiteatro da instituição, ao lado de alunos e docentes.

Apesar da recente aposentadoria, Wagner Polito está em plena atividade. Prossegue atuando em diversas frentes: na própria USP, no Instituto de Química da Unesp (Araraquara) e na iniciativa privada.

O prêmio “Excelência em Docência de Graduação” é anual e foi criado em 2012 na USP São Carlos. Faz referência aos professores que se destacaram no período.

Dentre as diversas áreas de atuação no instituto, o professor pirajuiense era responsável pelas disciplinas de Química Analítica Qualitativa e Química Analítica Quantitativa, além da participação em pesquisas acadêmicas, como orientador. Na Unesp, em Araraquara, também tem atuação constante – tem, inclusive, um laboratório naquela unidade.

Professor Doutor Polito: uma vida dedicada ao ensino e pesquisa em Química (Foto: Hamilton Varela)

Amor por Pirajuí

Wagner Polito não esconde de ninguém o amor pela terrinha. Ao deixar Pirajuí em 1968 para a graduação, realizada em Ribeirão Preto, nunca abandonou a paixão pela cidade.

Quem deixou o município para morar fora sempre tem boas lembranças do caminho de volta. Como era gostoso o retorno, rever a família, os amigos, os lugares conhecidos!

Com o professor não era diferente. O caminho de Ribeirão Preto a Pirajuí era feito aos fins de semana e de Fusca! Era uma aventura.

Mas não era uma aventura solitária… Era dividida com seu grande amigo (grande em todos os sentidos), o saudoso Moacir Cipriani, que tinha até apelido: “Bambu”!, que também se formou em Química em Ribeirão.

Moacir nos deixou em 2008, aos 59 anos, já vivendo em Poços de Caldas, Minas Gerais. Por sinal, ele é irmão do meu amado tio e padrinho de batismo, Roque Cipriani.

Tempos de boleiro, ao lado de feras do esporte local: Zé Carlos Miranda, Turcão, Wagner Polito, Sid Futrica, Darci Leão. Agachados: Paulinho Marangon, Admilson Soares, Orlandinho (Poceiro), Nelsinho. – Foto: Acervo Valério

Wagner Polito: Bom humor e bom coração

Se há uma característica marcante de Wagner Polito, além de todo destaque conquistado na sua área de atuação, a Química, é o seu notável bom humor.

Sempre sorridente e de bem com a vida, é uma pessoa muito querida entre alunos e professores, durante tantos e tantos anos de atuação.

Em um ambiente extremamente exigente e competitivo – não se esqueça que a USP São Carlos é uma das melhores instituições de ensino superior da América Latina –, Polito também “quebra o gelo” com sua humanidade.

Somos testemunhas oculares do seu bom coração, ao dar uma atenção muito especial a uma pessoa de minha família, incentivando, operando como um verdadeiro mentor. Quando soube que era conterrâneo, então! Foi uma felicidade só!

Parabéns pela homenagem, Professor Doutor Wagner Polito! Apesar que, para nós, pirajuienses, não é preciso sequer uma placa de metal para lembrar o quão especial é sua jornada profissional. Na carreira e na vida, você sempre eleva o nome da cidade – e, é claro, nos enche de orgulho.

Boa, Mestre!

Reprodução da placa em homenagem ao pirajuiense Wagner Polito (Foto: Hamilton Varela)

Foto de capa: IQSC USP